Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

05/06/2023-15h32

Docente e técnico da Udesc podem acessar novo ambiente virtual de aprendizagem

Plataforma Udesc Corporativa visa ampliar e personalizar capacitações - Arte: Divulgação
Técnicos e professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) já podem acessar o novo ambiente virtual de aprendizagem para servidores da instituição: a plataforma Udesc Corporativa. Acesse a plataforma.

Gerenciada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Humano (CDH), da Pró-Reitoria de Administração (Proad), a ferramenta, adquirida por pregão eletrônico, foi elaborada para oferecer capacitação, treinamento e desenvolvimento aos quase dois mil servidores da Udesc.

"É uma solução de educação corporativa bastante atrativa e intuitiva, que engaja, direciona e monitora os resultados e a aprendizagem dos servidores da universidade de todas as áreas de atuação", afirma a coordenadora de Qualificação e Capacitação, Priscyla Raquel da Silva. O setor é responsável pela produção de conteúdo.

A plataforma é integrada aos sistemas da universidade e o acesso dos servidores é feito com o login e a senha do IdUdesc.

Produção de conteúdos

Pryscila destaca que todos os setores podem gerar conteúdos de suas áreas de atuação, em parceria com a coordenadoria. Servidores interessados em atuar como conteudistas voluntários podem entrar em contato pelo e-mail cdh.reitoria@udesc.br.

"A CDH busca novas temáticas continuamente. Contamos com a cooperação de técnicos e docentes para que a plataforma ofereça cada vez mais variedade e qualidade de cursos e trilhas de conhecimento", afirma.

Capacitação e planejamento

Na CDH, as atividades relacionadas à plataforma, após a aquisição da ferramenta, incluíram treinamentos na empresa fornecedora e o mapeamento dos temas, a partir de um levantamento de necessidades de treinamento realizado junto aos servidores.

"As capacitações permitiram à equipe do setor desenvolver as habilidades necessárias para utilizar a ferramenta e todos os recursos disponíveis", relata Pryscila.

Voluntários

A partir do mapeamento de temas, a CDH buscou servidores interessados em elaborar conteúdos voluntariamente a partir de suas expertises, para posterior produção dos cursos aproveitando as funcionalidades da plataforma.

"Além de toda a produção dos conteúdos, há um processo de curadoria e de revisão de todos os cursos internos e externos que são incorporados à plataforma", explica Pryscila.

O esforço teve apoio do grupo de trabalho constituído pelo Ato do Reitor nº 15/2023, com essa finalidade; da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Setic), que foi responsável pela integração do Office 365 com a plataforma; e de diversos servidores que disponibilizaram seu tempo e conhecimento.

Recursos da plataforma

Ao acessar, o servidor pode fazer o tour guiado, que aparece automaticamente na tela, para receber orientações iniciais sobre como usar a plataforma.

Os cursos são compostos por textos em pdf, infográficos, imagens, áudios, vídeos, quizzes e ferramentas que permitem ao usuário interagir com o conteúdo.

Na plataforma, o servidor encontrará as seguintes opções:

  • Trilhas: Conjuntos ordenados de missões e pulses que vão lhe ajudar a atingir um objetivo específico de aprendizado com maior direcionamento.
  • Missões: Cursos projetados para aprimorar suas habilidades profissionais em diferentes áreas.
  • Cursos Internos: Compostos por materiais incorporados à plataforma, na qual o servidor acessa os conteúdos e emite seu certificado automaticamente após a conclusão.
  • Cursos Externos: Aqueles cujo acesso ocorre pela plataforma, mas o servidor é direcionado a realizar as atividades em um link externo. Ao concluir o curso, o servidor deve emitir o certificado externamente e anexá-lo na plataforma para que seja contabilizado nos relatórios.
  • Relatórios: Servidores em função de chefia poderão ter acesso aos relatórios de performance de suas equipes, se assim desejarem. 


Desenvolvimento contínuo 

Para a coordenadora da CDH, Rosana Mitsue Taniguchi, "a importância da capacitação dos servidores é crescente, principalmente diante de um mundo em constante transformação, no qual profissionais atualizados e capazes de adaptar-se às mudanças são essenciais para que a instituição atenda às expectativas da sociedade”.

A iniciativa é uma ação prevista no Planejamento Estratégico da Udesc, no eixo temático “Ser Udesc”, que visa possibilitar o desenvolvimento contínuo dos servidores, a ampliação de ofertas de cursos de capacitação e aperfeiçoamento e a formação de líderes por meio do projeto Escola de Gestores.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proad@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Plataforma Udesc Corporativa visa ampliar e personalizar capacitações
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC