Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências Tecnológicas

Notícia

21/11/2022-17h25

Novembro Azul da Udesc Joinville contou com atividades de integração e conscientização sobre a saúde masculina

Legenda: Servidores e estudantes puderam participar de ações voltadas a prevenção da saúde.  Foto: Marcelo Stein
O Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville realizou no dia 9 de novembro, o evento "Novembro Azul", com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. O evento contou com a participação de servidores e alunos da Universidade.

O evento foi realizado no Ginásio de Esportes do CCT, das 11h às 19h, com inúmeras atrações como testes de acuidade visual,  bioimpedância, dicas de nutrição e saúde masculina, orientações psicológicas e Auriculoterapia. Além das práticas de artes marciais, Qigong; meditação, Oficina Acrobática, e Yoga. O curso de medicina da Univille e o curso de psicologia da ACE deram orientações sobre saúde mental,  prevenção do câncer e a saúde do homem.
 
Um em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida. As informações são do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos. A cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá de câncer de próstata. Por isso a importância do diagnóstico precoce e hábitos saudáveis, como cuidados com a alimentação e exercícios físicos.

Para o servidor Cezar Augusto  Santos, responsável pela organização, assim como o evento Outubro Rosa o Novembro Azul foi muito positivo.   "É um prazer estar novamente a frente de um evento de saúde e conscientização aqui no CCT.   Agradeço a participação dos convidados que enriqueceram o evento: a Ótica São José, os terapeutas Jadir Rosa e José Antônio Cebulski,  o  professor Robi de Jiu-Jitsu, a professora Cida de Qijong, o nosso professor aqui do curso de física, Alex Bellucco, que trouxe Kung Fu, o Professor Rogério do projeto Pa-Kua da UDESC.  Além do pessoal do curso de Nutrição do IELUSC, a Psicologia da ACE e a Medicina da Univille. Acredito que ações como esta são muito positivas para a comunidade acadêmica trazendo informação e um pouco de descontração para quebrar a rotina", destacou Cezar.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
comunicacao.cct@udesc.br
Fone 34817882
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
 
ENDEREÇO
Rua Paulo Malschitzki, 200
Zona Industrial Norte, Joinville / SC
CEP: 89.219-710
CONTATO
Telefone: (47) 3481-7900
E-mail: faleconosco.cct@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC