Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/10/2022-15h54

Outubro Rosa da Udesc arrecada fraldas geriátricas para pacientes de câncer

Reitoria e centros têm pontos de coleta - Arte: Div.
Até 30 de novembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) segue arrecadando doações para a Campanha Outubro Rosa da instituição, que busca destinar fraldas geriátricas e materiais de higiene para pacientes do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), em Florianópolis, e outras instituições pelo Estado. A iniciativa é liderada pela Secretaria de Assuntos Estudantis (SAE), dentro do projeto de extensão Promovendo Saúde na Univer-cidade.

Em Florianópolis, as doações de acadêmicos, servidores e comunidade externa podem ser entregues na sala da Enfermagem, ao lado do Restaurante Universitário, na sede do Campus I, no Bairro Itacorubi, e também no Hall da Reitoria. As demais unidades da Udesc contam com seus próprios pontos de coleta de doações - informe-se no site de cada centro de ensino.

Na Capital, em Laguna e em Balneário Camboriú, quem fizer uma doação participará do sorteio de uma cesta de produtos para cuidado feminino, feito em parceria com a Associação dos Servidores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Asudesc) e uma empresa do ramo.

"Quem desejar pode ainda adicionar, junto às doações, um bilhete ou uma cartinha com mensagem positiva ou palavra de conforto para um paciente", sugere a técnica Valdirene Ávila, que é enfermeira, vinculada à SAE, e coordena a campanha e o projeto Promovendo Saúde na Univer-cidade.

Conscientização

Além de arrecadar donativos, a campanha Outubro Rosa da Udesc visa compartilhar informações e promover a conscientização sobre prevenção e a identificação precoce do câncer de mama e de colo de útero. 

A iniciativa divulga informações com a distribuição de materiais impressos para o público da instituição, dentre outras ações.

Diagnóstico precoce é o melhor caminho

Valdirene destaca que o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. "Quando identificado cedo, pode ser tratado, medida que impede que o tumor alcance outros órgãos. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura."

Mais informações sobre o tema e dicas importantes de saúde e bem-estar das mulheres podem ser encontradas na página da SAE, na aba Enfermagem.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Reitoria e centros têm pontos de coleta
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h