Guilherme, Pezzin, Leandro e Tramontin descerram placa
comemorativa. Foto: Penelope Mattar Tramontin
Com a presença do pró-reitor de Pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Sérgio Henrique Pezzin, o Laboratório de Processamento Paralelo e Distribuído (LabP2D) foi reinaugurado nesta terça-feira no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Udesc Joinville. A cerimônia, realizada diante do novo painel instalado em frente ao laboratório, foi presidida pelo diretor-geral do CCT, Leandro Zvirtes, e contou ainda com a presença do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do CCT, André Bittencourt Leal, do chefe do Departamento de Ciência da Computação do CCT, Rui Jorge Tramontin Júnior, e dos três professores fundadores (ainda integrantes) do LabP2D: Guilherme Piêgas Koslovski, Maurício Aronne Pillon e Charles Christian Miers.
Atual coordenador do laboratório, o professor Guilherme fez uma apresentação sobre os 12 anos de atuação daquele ambiente que conjuga ensino, pesquisa e prestação de serviços relacionados à computação em nuvem para todo o CCT. Ele destacou a evolução da capacidade computacional do LabP2D, criado a partir da doação de computadores usados na Final Brasileira da Maratona de Programação, realizada em Joinville em 2010. Para se ter uma ideia, a estrutura atual do laboratório é classificada como versão 5.0 — e subindo, como disse Guilherme.
Em seguida, o pró-reitor Sérgio Pezzin parabenizou a equipe pelo empenho na consolidação e ampliação daquele espaço que é um dos orgulhos da universidade. Pezzin fez questão de dizer que, em termos de recursos financeiros, a Udesc vive praticamente um “mar de tranquilidade” em comparação com outras instituições de ensino superior.
Na mesma linha, o diretor-geral do CCT afirmou que o sucesso do LabP2D é resultado do trabalho desenvolvido pelo grupo de professores e alunos vinculados ao laboratório, especialmente na questão de parcerias com o setor privado e agências de fomento. Leandro lembrou que a melhoria nos processos possibilitou o aumento das pesquisas em parceria com empresas. “O acordo com a Embraco, por exemplo, demorou dois anos para ser fechado, devido à imensa burocracia envolvida”. Hoje, segundo o diretor-geral, tudo é mais rápido, e permite que a universidade crie mais espaços assim, que representam “grande atratividade para o jovem, pois ele vai querer fazer parte disso”.
Após os discursos, as quatro autoridades presentes (pró-reitor, diretor-geral, chefe de departamento e coordenador) fizeram o descerramento da placa comemorativa à reinauguração do LabP2D.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefones: (47) 3481-7882 e 3481-7922