Doze anos depois de criado, laboratório passa por reestruturação e ganha novos equipamentos
Professor Guilherme ao lado dos servidores do LabP2D. Foto: Sílvio Melatti
Considerado um “catalisador para o desenvolvimento das atividades” do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Udesc Joinville, o Laboratório de Processamento Paralelo e Distribuído (LabP2D) será reinaugurado nesta terça-feira, 12 anos depois de ter sido criado. O evento está previsto para as 19 horas, no Bloco F do CCT.
“É um evento para marcar a reestruturação e a disponibilização de novos equipamentos”, diz o coordenador do laboratório, Guilherme Piêgas Koslovski. Os detalhes, segundo ele, serão apresentados aos participantes do ato comemorativo de reinauguração.
Nascido do desejo de professores e alunos em estudar o gerenciamento de infraestruturas computacionais complexas, o LabP2D logo estabeleceu um diferencial, de acordo com o coordenador: “Em todas as etapas evolutivas da arquitetura do data center, os alunos tiveram uma participação fundamental na montagem e organização dos recursos”. O grupo de graduandos, mestrandos e doutorandos gerencia, por meio das máquinas do LabP2D, os serviços que suportam as atividades de pesquisa, ensino e extensão da Udesc Joinville.
Hoje o laboratório hospeda um cluster de alto desempenho, duas nuvens computacionais, um cluster para atividades de ensino e outros equipamentos destinados à pesquisa. Veja alguns números do LabP2D:
.
Mais de 30 trabalhos de mestrado e doutorado concluídos.
. Mais de 60 trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso concluídos.
. 2 editais com bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq.
. Mais de 25 projetos com parcerias externas, com destaque para CNPq, Fapesc, ArcelorMittal, Fesc/Unimed, WEG, IBM, ENS Lyon.
.
Mais de 4 mil horas de uso de recursos computacionais por mês.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefones: (47) 3481-7882 e 3481-7922