Linha do tempo: a história da Udesc Cead em ordem cronológica
O Centro de Educação a Distância da Udesc teve origem nas ações desenvolvidas desde 1991, em 14 municípios da Grande Florianópolis, pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (Nape), da Udesc Faed, direcionadas à capacitação docente, consultoria e assessoria na definição de encaminhamentos didático-pedagógicos para as políticas educacionais. Na implementação dessas ações, surgiram diversas solicitações de educadores em busca de melhor qualificação, especialmente aqueles impossibilitados de frequentar um curso presencial pela distância ou falta de tempo. Surgiu, então, a ideia de buscar uma alternativa para responder a essa demanda de formação docente e consolidar a proposta da Udesc de democratizar o ensino superior em Santa Catarina por meio do ensino a distância. O grupo de estudos do Nape elaborou, então, o primeiro projeto do curso de Pedagogia a distância da Udesc, que ofereceu três habilitações: Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Gestão Educacional.
Em 1999, teve início a turma piloto do curso de Pedagogia EAD da Udesc. Até 2010, o curso graduou 14.908 pedagogos em Santa Catarina, no Amapá e no Maranhão.
Em abril de 2002, teve início o curso de Especialização em Gestão Escolar em Santa Catarina, com 1.826 discentes ingressantes. Parceria da Udesc com a Secretaria de Educação (SED-SC), teve como público alvo portadores de título de graduação vinculados às 26 CRE’S. Foram certificados 1.680 discentes até março de 2013.
Em 2002, teve início o curso de Especialização em Gestão Escolar para portadores de título de graduação vinculados à Universidade Estadual do Ceará (Uece), que certificou 3.544 discentes.
Em 2002, teve início o curso de Pedagogia EAD, habilitação Séries Iniciais e Educação Infantil, específico para turmas de surdos e cegos.
Em 24 de outubro de 2002, a Udesc Cead foi criada formalmente pela Resolução nº 55 do Consuni, após aprovação por unanimidade em todas as instâncias na universidade (Câmaras de Ensino e de Ensino, Pesquisa e Extensão; e Consuni); e em 11 de dezembro, pelos decretos estaduais nº 6033 e nº 6034.
Em 2003, teve início o curso de Pedagogia EAD exclusivo para mulheres negras, as "40 Antonietas". A iniciativa foi a primeira ação afirmativa étnico-racial da Udesc.
Em 2006, foi criado o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) pelo Governo Federal
Em 2009, teve início o curso de Especialização em Fundamentos em Educação Inclusiva. A primeira turma concluiu em 2011.
Em 2011, a Licenciatura em Pedagogia da Udesc Cead tornou-se o primeiro curso do Brasil na modalidade a distância a participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Governo federal, em mais uma conquista pioneira da universidade estadual catarinense.
A partir de 2011, o curso de Licenciatura em Pedagogia EAD passou a oferecer vagas também pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com ingresso anual de novas turmas.
Em 2011, a Udesc Cead participou pela primeira vez do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg). Entre os projetos, ocorreu a primeira edição do Seminário de Formação Continuada do Cead (SFCead).
Em 3 de abril de 2013, foi criado o Laboratório de Educação Inclusiva (Ledi).
Em 30 de julho de 2013, foi criado o Laboratório Multidisciplinar de Desenho e Produção de Material Didático para a EaD (Multi.Lab.EaD).
Em 2014, a Udesc Cead teve a primeira estudante de graduação participante do Programa de Mobilidade Estudantil Internacional (Prome). A acadêmica passou um semestre na Universidade de Lisboa, em Portugal.
Em 12 de maio de 2014, foi criado o Laboratório Educação e Sexualidade (LabEduSex).
Em 2015, foram aprovadas as licenciaturas em Ciências Biológicas, em parceria com a Udesc Laguna, e em Informática, com vagas pelo Sistema UAB.
Em 2015, ocorreram as outorgas de grau das primeiras turmas de Pedagogia feitas pela UAB, que formaram 607 pedagogos.
Em 2016, a Udesc Cead teve seu primeiro diretor-geral eleito.
Em 28 de novembro de 2016, foi criado o Laboratório de Direitos Humanos (LabDH).
Em 2017, foi criado pelo Consuni o Curso de Especialização em Educação Inclusiva,por meio da Resolução nº 026. A primeira turma iniciou as aulas em março de 2018 e concluiu as atividades em 2020.
No segundo semestre de 2017, ingressaram as primeiras turmas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Em julho de 2019, o Consuni aprovou a criação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei).
Em 2019, a Câmara de Educação Superior do Conselho Superior de Educação aprovou, por unanimidade, o recredenciamento da Udesc para oferta de cursos superiores na modalidade a distância.
Em 4 de julho de 2019, o Consuni aprovou, por meio da Resolução nº 031, o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, em substituição ao curso de Licenciatura em Informática. Com 80 vagas, o curso tem duas ênfases: Metodologias e Tecnologias Aplicadas à Educação a Distância; Gestão Ambiental e Sustentabilidade.
Em 2020, teve início a primeira turma do Profei, com 18 alunos. Novas turmas entraram em 2022, 2023 e 2024.
Em 13 de abril de 2020, foi criado o Laboratório Centro de Estudos Aplicados ao Desenvolvimento Regional (CDR Udesc).
Em 30 de abril de 2020, foi criado o Laboratório de Cultura Digital (LabCult).
Em 27 de janeiro de 2021, foi criado o Laboratório de Ciências e Tecnologia Assistiva (Lacta), inicialmente chamado Laboratório de Ciências.
Em 2022, ocorreram as defesas da primeira turma do Profei.
Em março de 2023, o Consuni criou o Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Em novembro de 2023, a Direção-Geral da Udesc Cead passou a ter assento na Câmara de EaD/UAB da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).
Em setembro de 2024, iniciaram as defesas da segunda turma do Profei.
Em outubro de 2024, a Udesc Cead completa 22 anos com quatro cursos de graduação, dois de pós, 1,3 mil estudantes e quase 20 mil egressos.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.