Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

24/05/2023-15h57

Núcleo Extensionista Rondon da Udesc define abertura e término de operação

Equipe do NER/Udesc faz reuniões em municípios, como Água Doce, que terá a abertura - Fotos: Div.
O Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), definiu os municípios para as cerimônias de abertura e de encerramento da Operação Horizonte, que ocorrerá no Meio-Oeste. A abertura ocorrerá em Água Doce, em 2 de agosto; e o encerramento será realizado em Vargem, no dia 12.

Uma equipe de professores e técnicos que atuam no NER/Udesc estão realizando uma viagem precursora a municípios da região para planejamento da operação.

Até 31 de maio, também seguirão abertas as inscrições para o curso online "Extensão Universitária e as suas Áreas Temáticas", que é pré-requisito para participar das atividades. Acesse o formulário de inscrição.

Aberto à comunidade acadêmica e demais interessados, o curso abordará a extensão universitária e a sua relação com sociedade a partir das oito áreas temáticas: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho. A atividade será oferecida pela plataforma Moodle, com carga de 40 horas.

Lista de municípios

A Operação Horizonte deverá ser a maior já realizada pelo núcleo. Os rondonistas atuarão em locais vinculados a três associações que, juntas, congregam 35 municípios:

  • Amplasc (sete municípios): Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa;
  • Ammoc (12 municípios): Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’Oeste, Ibicaré, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Treze Tílias e Vargem Bonita;
  • Amai (14 municípios): Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim. 

Desenvolvimento regional

Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.

O núcleo extensionista promove a interdisciplinaridade, a interação entre a universidade e a sociedade e a qualidade e o impacto das ações de extensão no âmbito da Udesc, reforçando a missão da universidade diante da realidade social.

Em quase 13 anos de história, o núcleo fez 17 grandes operações presenciais e outras duas online, com cerca de 13 mil atividades, envolvendo mais de 3 mil extensionistas/rondonistas e contemplando mais de 400 mil pessoas em cerca de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.

Mais informações

No site do NER, é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o Facebook, o Instagram e o YouTube.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Equipe do NER/Udesc faz reuniões em municípios, como Água Doce, que terá a abertura
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC