Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/09/2022-18h50

Núcleo Extensionista Rondon da Udesc atende mais de 30 mil pessoas no Meio-Oeste

Encerramento da Operação Reencontro ocorreu no último sábado, em Iomerê - Fotos: Divulgação
Mais de 30 mil pessoas foram atendidas durante os dez dias da Operação Reencontro, a 19ª do Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que realizou atividades na região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp).

Ao todo, a operação promoveu 800 oficinas e atividades complementares, entre 24 de agosto e 2 de setembro, nos 15 municípios que integram a Amarp. Específica para cada cidade, a programação foi definida junto a representantes locais e buscou suprir demandas inseridas nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

O encerramento ocorreu em Iomerê, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Linha Bridi, no último sábado, 3, e incluiu um grande almoço de despedida dos rondonistas.

O encontro final contou com a presença do vice-reitor da Udesc, Luiz Coelho, do pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Mayco Morais Nunes, da pró-reitora de Administração, Marilha dos Santos, de gestores municipais e da Amarp. Também estiveram presentes diretores de centros de ensino da universidade, como a Udesc Oeste, a Udesc Lages e a Udesc Cead.

Contribuição

Representantes dos municípios presentes no encerramento enfatizaram a importância da universidade na vida dos catarinenses, destacando que, mesmo em apenas dez dias, a região teve muitos ganhos e abriu portas para futuras ações com a Udesc.

O vice-reitor, Luiz Coelho, afirmou que a universidade trabalhará para que, em 2023, "ocorra a maior e mais completa operação do NER/Udesc".

O pró-reitor Mayco Nunes declarou que a Udesc é a universidade com a melhor política de extensão do País e faz extensão como nenhuma outra instituição brasileira, sendo motivo de orgulho para o Estado.

A pró-reitora Marilha dos Santos ressaltou que as atividades do NER/Udesc "contribuem tanto para a formação cultural e humanizada dos acadêmicos, quanto para a disseminação do conhecimento e desenvolvimento da região onde as oficinas são aplicadas".

O coordenador de Extensão e do NER/Udesc, Alfredo Balduíno Santos, lembrou que, "no momento em que a creditação da extensão universitária se apresenta como componente curricular em todo o Brasil, atividades de extensão como as operações do núcleo trazem muitas possibilidades para sua efetivação na formação acadêmica".

A Operação Reencontro foi a primeira com atividades presenciais após a pandemia. Fazem parte da Amarp os seguintes municípios: Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Fraiburgo, Ibiam, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Timbó Grande e Videira.

Encerramento nos municípios

Na última sexta-feira, 2, todos os municípios integrantes da operação realizaram seus próprios eventos de encerramento das atividades com os rondonistas e demais participantes.

Em Videira, por exemplo, o ato aconteceu no Auditório da Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, e incluiu uma apresentação das atividades realizadas no município nas áreas de educação, saúde, social, meio ambiente e direitos humanos.

O município recebeu uma equipe de dez rondonistas, entre professores e alunos, que realizaram 27 oficinas, como contação de histórias, orientações jurídicas, artesanato, horta comunitária e palestras, contemplando mais de 1,2 mil pessoas.

Instituições parcerias

As operações do NER/Udesc também contam com a participação de integrantes de outras instituições. Entre as parcerias desta edição, estiveram o Instituto Federal Catarinense (IFC), a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Uma das rondonistas foi a defensora pública Juliane Schlichting, que recebeu convite por meio do Grupo Gestor de Justiça Restaurativa de SC, que levou noções básicas do assunto para escolas da região.

Ela destacou o aprendizado da experiência: "Em nove anos de Defensoria Pública, jamais passei por tamanha imersão. Já confirmei presença para o ano que vem e fica o convite a todos que quiserem participar", afirmou.

Desenvolvimento regional

Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.

O núcleo extensionista promove a interdisciplinaridade, a interação entre a universidade e a sociedade e a qualidade e o impacto das ações de extensão no âmbito da Udesc, reforçando a missão da universidade diante da realidade social.

Quase 430 mil pessoas atendidas

O NER/Udesc marcou seu aniversário de dez anos, completos em 2020, com uma série de iniciativas, incluindo duas operações com atividades remotas durante a pandemia.

O núcleo fez 17 grandes operações presenciais e outras duas online, com cerca de 13 mil atividades, envolvendo mais de 3 mil extensionistas/rondonistas e contemplando mais de 400 mil pessoas em cerca de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.

A primeira atividade do núcleo, a Operação Contestado, em dezembro de 2010, também ocorreu no Meio-Oeste Catarinense, contemplando os municípios de Calmon e Matos Costa. A ação contou com a parceria da Universidade de Brasília (UnB).

Mais informações

No site do NER, é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o Facebook, o Instagram e o YouTube.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Encerramento da Operação Reencontro ocorreu no último sábado, em Iomerê
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h