Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

29/11/2018-15h50

Professor da Udesc lançará livro na terça sobre ensino secundário em Florianópolis

Obra de Norberto Dallabrida trata da cultura escolar no antigo Instituto de Educação - Imagem: Divulgação 

Na terça-feira, 4, será lançado o livro "O ensino secundário público e de qualidade no antigo Instituto de Educação", do professor Norberto Dallabrida, do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A obra tem selo da Editora Udesc.

Aberto ao público, o evento ocorrerá às 16h, no Hall do Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis.

O livro mostra o contexto e as motivações que levaram à criação e à atuação do Colégio Estadual Dias Velho, na Capital, entre 1947 e 1963. Dallabrida fez entrevistas, em 2010 e 2011, com três docentes da época: Eglê Malheiros, Celestino Sachet e Osvaldo Ferreira Melo.

Diversidade ideológica e religiosa

De acordo com os entrevistados, o Colégio Estadual Dias Velho era marcado pela diversidade ideológica e religiosa, além de ser um contraponto aos dois colégios existentes em Florianópolis na época: Catarinense e Coração de Jesus, ambos pagos, católicos, com alunos divididos por gênero e regras disciplinares rigorosas.

A primeira entrevistada, Eglê, era professora de História, comunista e vinculada ao Grupo Sul, movimento artístico que levou o modernismo a Santa Catarina na década de 1950.

Sachet era professor de Francês, católico e, entre 1947 e 1957, discordante do posicionamento do movimento do Grupo Sul, enquanto Ferreira de Melo era professor de Português, espírita e vinculado ao movimento.

Sobre o autor

Norberto Dallabrida tem graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), graduação em Pedagogia pela Udesc, Mestrado em História pela Ufsc e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Além disso, realizou estágio pós-doutoral na Université Rene Descartes - Paris V, na França, e na Universidad de Alcalá, na Espanha.

Atualmente, é  professor da Udesc Cead; docente de História da Educação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Udesc; líder do grupo de pesquisa Culturas Escolares, História e Tempo Presente; e coordenador do Observatório de Ensino Médio em Santa Catarina.

Mais informações

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas pelo e-mail editora@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8100, das 13h às 19h.

Siga as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Serviço

O QUÊ: Lançamento do livro "O ensino secundário público e de qualidade no Antigo Instituto de Educação", de Norberto Dallabrida.
QUANDO: Terça-feira, 4, às 16h.
ONDE: Hall do Instituto Estadual de Educação (IEE), Avenida Mauro Ramos, nº 275, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC