Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

26/05/2023-20h29

Udesc e Ufsc realizarão minicurso online sobre a desinformação na internet

Minicurso contará com a emissão de certificados -  Arte: Divulgação. 
Na próxima quarta-feira, 31, das 19h às 21h, a Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (Cidad), programa de extensão interinstitucional feito em parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), realizará a terceira edição do minicurso virtual "Identificando mentiras na internet". Acesse o formulário de inscrição.

A iniciativa é aberta à comunidade e busca alcançar, principalmente, pessoas com pouca familiaridade nas dinâmicas atuais de uso das redes e aplicativos. O minicurso é gratuito e será ministrado pelo Google Meet. Todos os participantes receberão certificados.

Através de exemplos práticos e abrangendo termos como clickbait, deepfake, bots, memes e phishing, o minicurso compartilha dicas para identificar e-mails falsos, perfis falsos, golpes por SMS e marketing fraudulento, entre outros.

A atividade visa capacitar os participantes a confiar (e desconfiar) das informações que recebem diariamente.

Sobre o ministrante

Leonardo Ripoll é bibliotecário da Ufsc e desempenha o papel de coordenador da Cidad.

Ele é graduado em Biblioteconomia, tem mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), na linha Informação e Sociedade, e é doutorando em Ciências da Comunicação, na Universidade de São Paulo (USP).

Possui experiência nas áreas de Psicologia e Sistemas de Informação, e atua principalmente nos seguintes temas: Desinformação, Leitura Crítica, Filosofia da Informação, Disseminação da Informação, Mídias Sociais e nas intersecções entre Cinema, Literatura e Informação.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cidad.bu@contato.ufsc.br, ou pelo site.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC