Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Educação a Distância

Notícia

13/03/2023-12h13

Udesc fará parceria com o Estado para qualificar atuação policial nas comunidades

Reunião com Coordenadoria de Polícia Comunitária e de Consegs de SC encaminhou parceria - Fotos: Div.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) articulam uma parceria para qualificar a atuação das polícias civil e militar nos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs).

Uma das principais iniciativas são duas capacitações com base na filosofia da polícia comunitária, que serão ministradas para integrantes dos Consegs. Um curso abordará os conceitos teóricos relacionados à polícia comunitária e o outro será sobre liderança comunitária.

A parceria entre a Udesc foi tema de uma reunião entre o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno, e representantes da SSP em 3 de março. Estiveram presentes o escrivão da Polícia Civil Antônio Carlos Fernandes e os subtenentes Paulo Cesar dos Santos e Moisés José Lopes, da Polícia Militar, que integram a equipe da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária e de Consegs (CEPCC). Um termo de convênio será firmado para formalizar a iniciativa.

Operação do NER/Udesc

Os dois cursos terão projetos-pilotos aplicados durante a próxima operação do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc (NER), que ocorrerá entre 2 e 12 de agosto e que deverá ser a maior operação já realizada pelo núcleo.

Os rondonistas atuarão em locais vinculados a três associações de municípios que, juntas, somam 33 associadas: do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc) e do Alto Irani (Amai).

Integrantes do NER/Udesc têm realizado visitas técnicas e reuniões junto às prefeituras da região e a potenciais parceiros para apresentar e planejar a operação.

Associações de municípios

Nesta quinta-feira, 9, o pró-reitor Alfredo Balduíno, o coordenador de Extensão, Eduardo Jara, e os técnicos Donizete Bittencourt e Léo Silva apresentaram a iniciativa para representantes da Amplasc, na sede da associação, em Campos Novos. O presidente da entidade, o prefeito de Brunopolis, Valcir Canuto, manifestou o interesse da região em receber as atividades.

O encont ro contou com a presença da presidente da  Federação Catarinense de Municípios (Fecam), a prefeita de Vargem, Milena Lopes.

Já nesta sexta-feira, 10, a equipe apresentou o NER/Udesc à Ammoc, em Água Doce. A prefeita do município, Nelci Bortolini, também presidenta da associação, confirmou a participação de Água Doce na operação. Em fevereiro, a equipe já havia apresentado a iniciativa à Amai, na primeira assembleia feita pela associação no ano.

Curso de formação

Entre as próximas etapas para a operação, o NER/Udesc também abrirá em breve as inscrições para o curso de formação que é requisito aos rondonistas participantes.

Municípios que fazem integram as três associações que farão parte da operação:

  • Amplasc (sete municípios): Abdon Batista, Brunópolis, Campos Novos, Celso Ramos, Monte Carlo, Vargem e Zortéa.
  • Ammoc (12 municípios): Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’Oeste, Ibicaré, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Treze Tílias e Vargem Bonita.
  • Amai (14 municípios): Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.

Desenvolvimento regional

Maior ação de extensão da universidade, o NER/Udesc realiza operações que possibilitam o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da instituição e parceiros em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.

O núcleo extensionista promove a interdisciplinaridade, a interação entre a universidade e a sociedade e a qualidade e o impacto das ações de extensão no âmbito da Udesc, reforçando a missão da universidade diante da realidade social.

Em quase 13 anos de história, o núcleo fez 17 grandes operações presenciais e outras duas online, com cerca de 13 mil atividades, envolvendo mais de 3 mil extensionistas/rondonistas e contemplando mais de 400 mil pessoas em cerca de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.

Mais informações

No site do NER, é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o Facebook, o Instagram e o YouTube.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Reunião com Coordenadoria de Polícia Comunitária e de Consegs de SC encaminhou parceria
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001
CONTATO
Telefone:
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Horário de atendimento:  13h às 19h
          ©2016-UDESC