GRUPO DE ESTUDOS ESTÚDIO DE PINTURA APOTHEKE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Fundado em 2014, o Programa de Extensão Universitária Estúdio de Pintura Apotheke, sob a coordenação da Professora Titular Dra. Jociele Lampert (https://www.jocielelampert.com.br/ ) consolidou-se ao longo de uma década como um espaço de referência no aprofundamento dos estudos sobre processos pictóricos e cromáticos, explorando a pintura e suas múltiplas derivações no ensino das artes visuais. O grupo é composto por professores, professoras, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores(as) em níveis de mestrado e doutorado. O programa também conta com colaboração e parceria de docentes de diversas universidades brasileiras, como a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Universidade Estadual de Londrina (UEL), além da colaboração de instituições internacionais, como a Faculdade de Belas Artes de Lisboa (FBAUL) e a Universidade Lusófona de Lisboa.
O Estúdio de Pintura Apotheke desenvolve ações de extensão em artes visuais, tais como micropráticas, minicursos com prática artística, conversas com artistas e professores, aulas abertas e ações que visam oportunizar a prática pictórica. O objetivo é propiciar o estudo de processos pictóricos, bem como, da possibilidade de ensino que envolve a pintura, não como meio tradicional, mas em um campo expandido. Desta forma, o espaço do estúdio torna-se ampliado para práticas, que envolvem a investigação artística, no ensino e processo de criação. As ações são desenvolvidas e organizadas em parceria com os participantes do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC) e do Grupo de Pesquisa [Entre] Paisagens. O projeto de pesquisa “O estúdio de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em Artes Visuais”, é coordenado pela professora Dra. Jociele Lampert na UDESC situa-se na investigação de duas categorias: o estúdio de pintura e o laboratório de ensino e aprendizagem. Como questão configura-se a problemática: Como o estúdio de pintura poderá ser concebido como um espaço de criação artística, ao mesmo tempo, como um espaço de ensino e aprendizagem em Artes Visuais?
O projeto, em atividade desde 2017 no âmbito da Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais, possui objetivo de aproximar ações de ensino, pesquisa e extensão em investigações que tangenciam a arte e arte educação, sobretudo o contexto da linguagem pictórica, seus processos e interlocuções. Neste sentido, se desenvolve pesquisa de prática experimental, que configuram o processo de ensino e aprendizagem nas Artes Visuais, ao contexto do ensino, pesquisa e Tal investigação centra-se na prática concebida no estúdio de pintura da UDESC/DAV/PPGAV, e aponta abordagem da pesquisa baseada em arte ou em prática artística, que propõe trânsito entre prática artística e prática pedagógica, ou mesmo, da arte como experiência, intensificado pela configuração teórico metodológica de John Dewey.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.