Reuniões do MusiCS 2024
Coordenação: Cristina Emboaba/ Bolsistas:Lincoln Espíndola e Vinicius Manhães
Palestra e rodada de conversa com os professores. Dr. Humberto Amorim (UFRJ) e Dr. Paulo Martelli sobre Em busca do elo perdido: Quincas Laranjeiras e as partituras pioneiras para violão no Brasil
Sinopse: Um panorama geral das partituras para violão que foram produzidas ou circularam no Brasil desde a primeira metade do século XIX, entre manuscritos, impressos, revistas, álbuns e cópias, com foco na produção para violão solo de Joaquim Francisco dos Santos (1873-1935), o “Quincas Laranjeiras”. Do compositor, serão apresentadas 20 partituras e registros audiovisuais, 15 dos quais inéditos. Tangencialmente, a palestra também aborda a presença de peças para violão em acervos brasileiros e europeus, discute as possibilidades de levantamento, catalogação, edição e difusão deste repertório, em diálogo com algumas das principais pesquisas em torno do tema. Palestra destinada a pesquisadoras (es), professoras (es), estudantes ou leigas (os) interessadas (os) no repertório e na(s) história(s) do violão no Brasil.
Humberto Amorim
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2007, é Doutor em Musicologia, Mestre em Práticas Interpretativas e possui três graduações na área musical, além do Máster em violão clássico pela Universidade de Alicante (ESP). Já realizou concertos, palestras e lançamentos em 14 países e publicou dois livros pela Academia Brasileira de Música: Ricardo Tacuchian e o Violão (2014) e Heitor Villa-Lobos e o Violão (2009), este último considerado pela crítica “a maior pesquisa realizada sobre o assunto no Brasil” (Revista Violão Pro, 2009). Dentre as premiações e bolsas que recebeu, destacam-se 07 prêmios em concursos nacionais e latino-americanos e o fomento de instituições como o CNPq (2005), FUNARTE (2012), Fundação Porosus (2014) e Biblioteca Nacional (2015). Seu DVD, Tacuchian por Humberto Amorim(2015), foi gravado em locações históricas de 05 países (França, Itália, Espanha, Argentina, Brasil) e apresenta as partituras integrais do compositor disponibilizadas em PDF. Como pesquisador, já publicou mais de 40 artigos sobre as origens e os personagens pioneiros do violão no Brasil e, de suas pesquisas presenciais em dezenas de acervos latino-americanos e europeus, resultaram a descoberta de manuscritos de Villa-Lobos e do Guitarrista Moderno, o mais antigo periódico a publicar peças para violão no Brasil (1857). Em 2023, fundou o Memorial do Violão Brasileiro, com milhares de partituras, artefatos e instrumentos relacionados aos personagens e repertórios pioneiros do instrumento no Brasil.
Paulo Martelli
Concertista de carreira internacional e com diversos prêmios em concursos, Paulo Martelli é doutor em música pela UNESP, com mestrados e formações na Manhattan School of Music, na Julliard School (Nova York) e pós-doc na UFRN. Seus trabalhos incluem publicações de livros, CD’s e apresentações em alguns dos palcos mais importantes do mundo (incluindo o Carneggie Hall). É o idealizador e diretor da série Movimento Violão.
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Palestra e rodada de conversa com o prof. Dr. Fabrício Mattos sobre New Stages: revisitando o entendimento de palco e performance em eventos de música.
Sinopse: o presente projeto de doutorado (Ph.D), apresentado à Royal Academy of Music/University of London em 2023, analisa como layouts e dinâmicas alternativos podem influenciar a compreensão e conceitualização, por parte dos performers, de palco e performance. Numa breve análise dos eventos atuais de performance musical e os espaços em que ocorrem, fica evidente que muitos permanecem permeados por valores sociais e estéticos que respondem a realidades do passado, e que podem não atender aos ideais e necessidades da sociedade atual. Além disso, a pesquisa histórica identificou uma grande dependência de ideias e conceitos provenientes do ambiente teatral na definição de aspectos primordiais de atuação em outras artes performáticas - performance musical inclusa - o que, apesar das óbvias conexões históricas, podem não mais oferecer suporte estrutural e conceitual para o desenvolvimento de novas práticas nestas áreas. Com isso em mente, esta pesquisa buscou oferecer uma série de reflexões e ideias práticas e conceituais para a produção de eventos de performance musical em nossos dias, com o objetivo de caminhar em direção a uma prática que seja mais relevante para o mundo culturalmente fluido e tecnologicamente em evolução em que atuamos. A metodologia combinou pesquisa histórica e conceitual com o desenvolvimento de um modelo prático para a produção de eventos musicais em ‘espaços vazios’, culminando em uma série de eventos experimentais com layouts especificamente desenhados para cada conceito. A conclusão do projeto apresenta um mosaico de possibilidades de conceitualização de palco e performance, as quais, aliadas à abertura conceitual oferecida por ‘espaços vazios’, podem apresentar um caminho alternativo ao desenvolvimento da performance musical no século 21. A presente apresentação abordará os principais aspectos conceituais deste projeto, assim como uma breve análise da metodologia utilizada e da conclusão e seus desdobramentos estéticos, comerciais e acadêmicos em curso conectados ao material e ao conhecimento produzidos.
Fabrício Mattos
Iniciou sua vida na música aos seis anos de idade tocando em bailes de carnaval com seu pai, o saxofonista Elio Mattos. Sua trajetória com o violão clássico teve início com Dirceu Saggin, graduando-se posteriormente na EMBAP, Curitiba, sob tutela de Luiz Cláudio Ferreira. É mestre em performance musical pela Royal Academy of Music de Londres, e recentemente formou-se Doutor (Ph.D) em Performance Musical pela mesma instituição, pesquisando a influência espaços, layouts e dinâmicas de performance na terminologia em performance musical, e tornando-se assim o primeiro músico latino-americano da história a obter tal título nesta instituição. Foi premiado em diversas ocasiões, com destaque para o ‘Julian Bream Award’, conferido em Londres pelo lendário violonista britânico Julian Bream. Mattos lançou diversos álbuns solo em sua carreira, e realiza concertos e turnês por todo o mundo, desde grandes centros musicais por toda a Europa até países com tradição de concertos emergente como China, Vietnã, e Mianmar. Fabricio Mattos dedica-se tanto ao repertório de violão tradicional quanto à encomenda e estreia de obras de compositores vivos, por parte do WGC-Worldwide Guitar Connections, do qual é fundador e diretor artístico. Desde a fundação do WGC, em 2011, Fabricio Mattos encomendou e estreou mais de trinta obras para violão solo e música de câmara, colaborando com compositores contemporâneos de diversas linguagens musicais. Atualmente Fabricio tem também trabalhado como diretor criativo e curador em diversos projetos para instituições como a Ibero & Latin American Music Society, a Asociación Argentina de Laúdes y Guitarras Antiguas, a BBC Radio, e o Ministério de Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty), tendo recentemente também contribuído com um capítulo para o prestigioso The Routledge Companion to the Sound of Space a ser publicado em 2024. Fabricio é co-fundador e diretor criativo do New Stages Creations, e professor de violão no London Youth Conservatoire.
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