Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/11/2021-18h47

31° Seminário de Iniciação Científica da Udesc Ceart acontece de 16 a 19 de novembro

 
O Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), divulga a sua programação para o 31° Seminário de Iniciação Científica (SIC) da Udesc. Com o tema “Pluralidade Epistemológica nas Artes, Design e Moda”, a programação on-line do Ceart conta com apresentação de trabalhos e rodas de conversa entre bolsistas de iniciação científica, professores orientadores e estudantes de mestrado e doutorado do centro.

A Udesc realiza ao longo do mês de novembro a 31ª edição do evento, que ocorre totalmente on-line. No Centro de Artes, o evento será realizado entre os dia 16 e 19 de novembro, por meio da plataforma Teams. A conferência de abertura, no dia 16, às 19h, será transmitida pelo canal do Ceart no YouTube.


Serão apresentados 57 trabalhos, por meio de vídeos e resumos, sendo 10 na área de Artes Cênicas, oito em Artes Visuais, 11 em Design, 15 na área de Moda e 13 em Música. O evento oferece certificado de 20 horas. A apresentação dos trabalhos é um dos compromissos assumidos pelos estudantes e bolsistas de iniciação científica. “Dentro de uma política de formação crítica, reflexiva e criativa, as pesquisas universitárias contribuem com o desenvolvimento científico nacional, elaborando conhecimentos que retornam à sociedade e movimentam esse processo constante de aprender a fazer Ciência”, ressalta a professora Viviane Beineke, diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do Ceart, que completa: “Mais do que nunca, vivemos um período em que fazer, investir e acreditar na ciência é fundamental à educação, à arte, à vida”.

O 31º SIC, no Centro de Artes, foi organizado pela Direção de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG), juntamente com a Comissão de Pesquisa, formada pelos professores Icléia Silveira, Jociele Lampert, Luiz Henrique Fiaminghi, Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, Stephan Baumgartel e Viviane Beineke, além da técnica universitária Gisele Lima dos Santos. 

Confira a programação completa no site do SIC

Conferência de abertura
A conferência "Pluralidade epistemológica nas Artes, Design e Moda", abre o 31° Seminário de Iniciação Científica da Udesc Ceart. O tema será ministrado pelo Prof. Dr. José Jorge Carvalho, diretor do Instituto
Nacional de Ciência e Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCT), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério de Ciência e Tecnologia.

A conferência será mediada pela professora Tereza Franzoni, do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Ceart, e contará com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto, e da diretora-geral da Udesc Ceart, Daiane Dordete. A confereência está marcada para 16 de novembro, às 19h, no canal do YouTube da Udesc Ceart.

Sobre o palestrante
José Jorge Carvalho é professor titular da Universidade de Brasília (UnB), desenvolve trabalhos como antropólogo nos campos da Etnomusicologia, estudos Afro-brasileiros, estudo da Arte, Religiões Comparadas, Mística e Espiritualidade, Culturas Populares, e Ações Afirmativas para os Negros e Indígenas, trabalhando na criação de políticas afirmativas e na inclusão dos saberes tradicionais no ensino e na pesquisa nas universidades brasileiras. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br 
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h