Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/10/2022-17h38

Aluno da Udesc Ceart participa de evento internacional de moda sustentável

Mestrando de moda apresenta artigo em Lisboa na próxima semana. Foto: acervo pessoal/Divulgação
O pós-graduando Henrique de Souza Goulart representa o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na FL Fashion Sustainability – International Conference, que acontece de 3 a 5 de novembro em Lisboa, Portugal.

O evento é uma conferência internacional de moda sustentável, onde o estudante vai apresentar o artigo “Cenas de afeto na publicidade da marca brasileira Reserva: reflexões contemporâneas sobre moda, corpo e envelhecimento”, sob a orientação da professora doutora Daniela Novelli no primeiro semestre de 2022. A conferência contará com a apresentação de projetos de pesquisa, espaços de exibição e de sessões interativa.

O estudante diz que se sente privilegiado de representar a Udesc Ceart em um evento internacional. “Tendo em vista a possiblidade de aprendizado e troca com profissionais, empresas e pesquisadores do mundo todo, além disso, ter a oportunidade de conhecer as pesquisas em moda que estão sendo desenvolvidas por outras instituições ao redor será muito enriquecedor para mim”, afirma Henrique Goulart.

O evento é focado nas questões de sustentabilidade na moda e demais áreas, para tornar os meios de produção têxtil mais eficientes, por meio de soluções menos poluentes. A conferência tem cinco áreas principais: moda sustentável; comunicação de tendências da moda; moda e audiovisual para a sustentabilidade; identidade e tradição da moda; educação para a moda sustentável.

O mestrando vai apresentar uma pesquisa que busca a reflexão das representações dos idosos na campanha publicitária do dia dos namorados da marca Reserva, exibida no ano 2022. “A partir da campanha analisada, buscou-se ampliar a discussão no que tange à percepção das pessoas velhas no mercado de moda, sobretudo na publicidade, afastando-se da imagem dos idosos dependentes, limitados no sentido de contestar a normatividade dos padrões de beleza, pautados na juventude, iluminando o potencial do consumidor velho e suas diferentes faces”, afirmou Henrique Goulart.

O artigo é resultado da disciplina “Moda e cultura visual”, ministrada no primeiro semestre de 2022 pela professora Daniela Novelli, e contou com a ajuda dos professores Icléia Silveira, Lucas da Rosa e José Alfredo Beirão Filho.

O pós-graduando é formado tecnólogo em Design de Moda pela Universidade Franciscana - UFN (2018). Mestrando e bolsista (PROMOP) do Programa de Pós-graduação em Moda (PPGModa), no Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com a pesquisa "Moda e vestíveis em fluxo: criação do que se veste em espetáculos de dança contemporânea”, sob orientação do professor José Alfredo Beirão Filho. Ele, também, é professor do programa de extensão "Eterno Aprendiz" da Faculdade Metodista Centenário (FMC) desde 2020, com a disciplina "Moda e Identidade".
 
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h