Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/10/2019-17h25

Alunos de Teatro da Udesc apresentam-se em festival colombiano

Foto: Divulgação
Alunos do curso de Teatro do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresentaram-se no 18º Festival Colombiano do Teatro da Cidade de Medellín, que aconteceu entre os dias 7 e 21 de outubro, na cidade de Medellín, Colômbia.

O grupo, que forma a Cia Mosca Teatral, apresentou a peça “Uma vez um pardal caiu”, escrita por Mario Angel Quintero e dirigida por Nicolas Lopes, aluno do curso de Teatro da Udesc e diretor geral da companhia. No elenco da peça estavam Amanda Andrade, Felipe Valente, Leonor Scola, Sara Obst e Vinicius Machado. Os acadêmicos representaram a Udesc no Festival e receberam passagens aéreas da universidade para participação no evento.

Nicolas conta que a Cia Mosca foi convidada a compor o festival após a participação em 2018 no 5º Encontro de Dramaturgias Internacionais Emergentes (Edie), do Corredor Latino Americano de Teatro. “Recebemos Alguna vez se cayó un gorrión (Uma vez um pardal caiu, em português), do dramaturgo colombiano George Mario Angel Quintero, e realizamos a montagem cênica do texto efetuando a tradução e adaptação para português”, ele diz. “O grupo manteve contato com o dramaturgo para viés de pesquisa e continuidade do processo, o que resultou na apresentação em vídeo do nosso trabalho para outros artistas da cidade de Medellín”.

Além da apresentação da peça, os alunos também participaram do seminário sobre literatura e teatro, e do encontro de diretores e dramaturgos, também promovidos pelo festival e integrando a mesa de discussão. “A participação resultou em relações internacionais para o grupo e suas respectivas pesquisas acadêmicas, potencializando a prática que é realizada diariamente na Universidade”.

Sobre a companhia teatral

A Cia Mosca Teatral foi criada em março de 2017 a partir da pesquisa e criação do espetáculo “Dona Augusta”, e foca na experimentação de diferentes vertentes teatrais, como o clown, o teatro burlesco e o teatro grotesco, buscando também novas formas de interação com o público. Além do festival colombiano, o grupo já participou de diversos eventos e festivais na Bahia, São Paulo e Santa Catarina. Atualmente a companhia dedica-se a criar e experimentar em cena textos e performances autorais, buscando mostrar o trabalho das novas gerações de artistas em Florianópolis, com o intuito de ampliar e compartilhar estas mesmas criações com o país e para além.

Sobre o festival

O Festival Colombiano do Teatro da Cidade de Medellín é um concurso criado em 2002 pela Corporación Ateneo Porfirio Barba Jacob, com o objetivo de gerar uma reunião anual com o melhor do Teatro Profissional da Colômbia em Medellín, gerando uma plataforma permanente de reuniões, celebrando seus protagonistas, promovendo o desenvolvimento, o conhecimento e o reconhecimento dos artistas. O evento também tem o objetivo de facilitar o encontro do público de Medellín com artistas de alta qualidade e a trajetória do teatro colombiano.

Essa abordagem de programação anual sempre identifica um “tema central” que orienta a exposição e a proposta total de programação do Festival. Isso com o objetivo de torná-lo também um palco que produz conteúdo e conhecimento para o público e artistas colombianos, não apenas entretenimento. A exposição artística é sempre realizada em três níveis: convidados locais, convidados nacionais e convidados internacionais. Há também uma programação acadêmica que inclui conversas, palestras, leituras nacionais de dramaturgia e apresentação de publicações principalmente.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

Por Edgar Fuck, estagiário do Núcleo de Comunicação, sob supervisão da jornalista Laís Moser
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Foto: Divulgação
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h