Atividades fazem parte da programação do Prêmio Nudha Ceart de Diversidades Negras e Indígenas 2025.
De 9 a 12 de outubro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizará uma série de atividades culturais gratuitas no centro cultural Casa Vermelha, no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis. Os eventos fazem parte da programação do
Prêmio Nudha Ceart de Diversidades Negras e Indígenas 2025.
O Prêmio Nudha Ceart de Diversidades Negras e Indígenas é uma iniciativa do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc por meio do Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha). Os recursos financeiros para realização vêm da Emenda Parlamentar Impositiva nº 3386/2025 da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), de autoria do deputado estadual Marquito.
Oficina “Yemanjá e Oxum em Movimento”, com Fernanda Jerônimo
9/10, das 18h30 às 21h30: A oficina tem como proposta proporcionar uma vivência de dança afro-brasileira a pessoas iniciantes ou já familiarizadas com a linguagem da dança. Serão explorados ritmos e movimentos que dialogam com a história, a ancestralidade e elementos da natureza, inspirando-se nas qualidades das Yabás Yemanjá e Oxum. A atividade busca integrar corpo, música e espiritualidade, promovendo uma experiência coletiva de conexão e expressão.
Espetáculo “IKORITA”, por Dengo Produções
10/10, às 20h: Na encruzilhada, onde caminhos se encontram e o sagrado se revela, habita Exu, orixá mensageiro e guardião das passagens. A cena convida o público a adentrar esse território simbólico de encontros, escolhas e transformações, onde histórias se cruzam e nos lembram: toda encruzilhada é ponto de partida.
Oficina de Samba de Roda, com Giseli Cristina
11/10, das 14h30 às 17h30: Oferece uma vivência dos passos, cantos e gingados dessa tradição afro-brasileira, contextualizando suas raízes históricas e culturais. A prática em roda, com percussão ao vivo, estimula a espontaneidade, a alegria e a interação coletiva. Aberta a todas as idades e acompanhada de intérprete de Libras, a atividade é inclusiva e celebratória da cultura popular.
Apresentação “Raízes Musicais Sem Barreiras”, por MC Cacau Rapper
11/10, às 20h: Show autoral de MC Cacau Rapper, artista catarinense, cego, ogã e compositor, que transforma sua vivência em performance. Misturando rap, samba, funk e outras vertentes da black music, suas canções transitam entre o urbano e o ancestral, evocando espiritualidade, resistência, pertencimento e inclusão.
Espetáculo “A Dor em Nós”, por Negra Si
12/10, às 20h: Reúne poesias, músicas e rimas da autora, abordando vivências pessoais e coletivas de mulheres negras, LGBTQIAP+ e em situação de vulnerabilidade. Inspirado em experiências de violência, racismo, solidão da mulher preta e feminicídios, o trabalho busca transformar a dor em arte, promovendo reflexão, denúncia e empoderamento de forma poética e sensível.
Serviço
O quê: Oficinas e apresentações artísticas e culturais do Prêmio Nudha Ceart de Diversidades Negras e Indígenas 2025
Quando: 9 a 12 de outubro
Onde: Centro cultural Casa Vermelha - Rua Custódio Fermino Vieira, 48 - Saco dos Limões, Florianópolis
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350