Atividades acontecem entre 2 e 15 de outubro em Florianópolis.
"Ori" é uma das apresentações teatrais da programação. Foto: divulgação
Entre os dias 2 e 15 de outubro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove a VII Mostra Rosa Teatral. Gratuita e aberta ao público, a iniciativa é um evento de extensão, cultura e pesquisa do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) que celebra a vida e a saúde das mulheres, como parte das campanhas de prevenção do câncer de mama.
A programação desta edição é organizada em parceria com o Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha) e reúne espetáculos, performances, rituais e oficinas selecionados pelo
Prêmio Nudha Ceart de Diversidades Negras e Indígenas 2025.
As atividades acontecem em duas instituições parceiras da Mostra Rosa Teatral: a Casa Vermelha Centro Cultural, localizada no bairro Saco dos Limões, e o Centro Cultural do Centro de Saúde do Itacorubi, no bairro Itacorubi.
Programação
Casa Vermelha Centro Cultural
Endereço: Rua Custódio Fermino Vieira, 48 - Saco dos Limões, Florianópolis
-
2/10 (Quinta-feira) - 20h: Apresentação teatral - Ori (Amanda dos Anjos)
-
3/10 (Sexta-feira) - 20h: Apresentação musical - Cantos e Memórias do Quilombo (Ms Olívio Cristino)
-
4/10 (Sábado) - 14h30/17h30: Oficina para crianças - Tambores Curumins (Ciany Castro) - 20h: Espetáculo teatral - Kaapora (Coletyva Rayzes)
-
5/10 (Domingo) - 14h/17h: Oficina de dança - Poéticas Decoloniais do Movimento: Dança e Criação (Flor Carrizo) - 18h: Cine palestra - “Considerações a partir da crítica feminista sobre o filme “Jogo de Cena” (2007), de Eduardo Coultinho” (Jussyanne Emídio)
-
9/10 (Quinta-feira) - 18h30/21h30: Oficina de dança - Yemanjá e Oxum em Movimento (Fernanda Jerônimo)
-
10/10 (Sexta-feira) - 20h: Espetáculo teatral - Ikorita (Dengo Produções)
-
11/10 (Sábado) - 14h30/17h30: Oficina de Samba de Roda (Giseli Cristina) - 20h: Apresentação musical - Raízes Musicais Sem Barreiras (Mc Cacau Rapper)
-
12/10 (Domingo) - 14h30: Cine palestra - Uma reflexão a partir do olhar feminista sobre o filme “Que Horas Ela Volta?” (2015), de Anna Muylaert (Jussyanne Emídio) - 20h: Apresentação musical - A Dor em Nós (Negra Em Si)
* A programação inclui, além do Prêmio Nudha Ceart de Diversidades Negras e Indígenas 2025, ações do projeto de cultura CURA: Teatro, autodescoberta e cuidado de si (Procult/Udesc).
Centro Cultural do Centro de Saúde do Itacorubi
Endereço: Rod. Amaro Antônio Vieira, 2260 - Itacorubi, Florianópolis
-
2/10 (Quinta-feira) - 14h/17h: Culturas dos povos indígenas - Oficina de pintura guarani com jenipapo, contextualizando a extração do jenipapo, preparo da tinta, história dos desenhos e execução dos mesmos. Para qualquer idade (Alessandra Benites Moreira)
-
9/10 (Quinta-feira) - 14h/17h: Culturas dos povos indígenas - Oficina de criação de Mbaraka Mirim, que é o chocalho guarani, mais do que um simples artesanato ou instrumento ele é símbolo da cultura indígena. Vai ser ensinado desde a colheita dos materiais, os tempos nos que se pode colher cada um dos materiais, até o acabamento do chocalho. Recomendado para maiores de 16 anos (Pedro Francisco Evaristo)
-
13/10 (Segunda-feira) - 17h30: Cultura negra e afro-brasileira - Cultura LGBTQIA+ e Artes Feministas - “Me Gritaron Negra – Mulheridades Vivas” é uma performance de teatro, música e dança protagonizada pela artista preta trans Thalita Moreira (Núbia), acompanhada da percussionista travesti Alicia Barros (Thalita Ferreira Moreira)
-
15/10 (Quarta-feira) - 14h: Cultura negra e afro-brasileira - Culturas populares - Ritual de Capoeira Angola e Samba de Roda com o Mestre Teo. A proposta deste projeto é realizar uma apresentação de Capoeira Angola seguida de um Samba de Roda, conduzida por Mestre Teo de Barros e acompanhada por músicos e capoeiristas convidados (Admilson Jose de Barros)
Realização e apoio
Desde a primeira edição, em 2017, a Mostra Rosa Teatral, coordenada pela professora Maria Brígida de Miranda, reúne pesquisadoras, artistas e estudantes do Departamento de Artes Cênicas (DAC), de outros departamentos do Ceart e de instituições parceiras. O evento apresenta espetáculos de teatro e dança, palhaçaria, palestras, performances, exposições e oficinas de introdução às artes cênicas.
Ao longo de sete anos, a mostra se tornou um espaço de estímulo, fortalecimento e visibilidade para artistas que desenvolvem pesquisas cênicas voltadas às temáticas de mulheridades, feminismos e gênero.
A iniciativa mobiliza bolsistas, pesquisadoras e apoiadores vinculados a projetos coordenados pela professora Maria Brígida de Miranda: o Programa de Extensão SER-ARTE: Oficinas Livres de Iniciação às Artes Cênicas (Proex/Ceart), o Projeto de Cultura CURA: Teatro, Autodescoberta e Cuidado de Si (Procult/Udesc) e o Projeto de Pesquisa CURARTE: Práticas Cênicas para o Bem-Viver, Estudos de Gênero e Feminismos nas Artes da Cena (CNPq/Udesc), desenvolvidos no Grupo de Pesquisa Imagens Políticas (PPGAC/Udesc).
Atualmente, a pesquisadora Suzana Vergara, doutoranda em Antropologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob orientação da professora Miriam Grossi e coorientação da professora Maria Brígida de Miranda, estuda como os aspectos estéticos e poéticos das sete edições da Mostra Rosa Teatral dialogam com as práticas feministas no Brasil contemporâneo. Além da tese, ela também produz um videodocumentário sobre o tema, com lançamento em breve.
Sobre a Casa Vermelha Centro Cultural - localizado na comunidade da Caieira do Saco dos Limões, em Florianópolis, é sede do grupo Teatro em Trâmite e da Rizoma Projetos Editoriais. O espaço abriga apresentações teatrais, coletivos da cidade e promove oficinas e cursos de teatro e literatura. Além disso, conta com um ambiente dedicado a espetáculos e com a Biblioteca Comunitária Marco Vasquez.
Sobre o Centro Cultural do Centro de Saúde do Itacorubi - funciona desde 2023 junto ao Centro de Saúde do bairro como uma iniciativa comunitária de gestão popular. O espaço promove uma série de atividades artísticas e culturais gratuitas abertas à comunidade. Dentre as atividades oferecidas temos um grupo de canto coral, aulas de teatro, apresentações teatrais, intervenções de palhaçaria, apresentações musicais. A iniciativa de desenvolvimento deste centro cultural parte das artistas Bia Alvarez e Mayara Floss.
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350