Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/10/2019-19h08

Arte nas prisões é tema de novo documentário da Udesc

Projeto de Teatro realizado pela Udesc no Presídio Feminino de Florianópolis é abordado na nova edição da Hallceart Audiovisual. Foto: Wagner Locks
A quinta edição do projeto Hallceart Audiovisual está no ar abordando e desenvolvendo o assunto da arte nas prisões. O minidocumentário, produzido pelo Núcleo de Comunicação do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), narra os diferenciais e a importância de levar arte e cultura para pessoas que estão em reclusão.

Questionando alguns aspectos do sistema tradicional de encarceramento, o vídeo de oito minutos aborda uma das ações de extensão do programa “Pedagogia do Teatro e Processos de Criação”. O projeto de teatro nas prisões é realizado desde 2017 pelo Departamento de Artes Cênicas da Udesc no Presídio Feminino de Florianópolis e possui parceria com a Universidade de Michigan

Vicente Concilio (professor da Udesc e coordenador da ação), Ashley Lucas (coordenadora do projeto “Prison Creative Arts” na Universidade de Michigan) e José Casas (professor da universidade estadunidense) reforçam a importância de programas artísticos para o desenvolvimento pessoal de detentos, proporcionando um retorno mais positivo para a sociedade. Os professores falam sobre como o sistema atual impossibilita a expressão das pessoas, prejudicando o propósito de ressocialização após o cumprimento de pena.

A produção audiovisual retrata, também, partes de ações que compõem o projeto realizado pela Udesc, como dinâmicas e exercícios teatrais nos espaços de reclusão. Além disso, depoimentos escritos pelas presidiárias nos diários das aulas de teatro emocionam e demonstram como o programa tem sido positivo para quem está sem contato com o mundo exterior.

Em 28 de setembro deste ano, as mulheres integrantes do Coletivo de Teatro do Presídio Feminino de Florianópolis apresentaram-se pela primeira vez em um ambiente externo à penitência. Integrando a programação do 24º Festival Isnard Azevedo, a peça “Estendemos nossas memórias ao sol” foi apresentada no Teatro da Ubro, em Florianópolis.

Confira o vídeo abaixo. A produção e edição é de Nícolas Haverroth, Rafael Prudencio Moreira e Wagner Locks, do Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart.



Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h