Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/10/2018-18h27

Capes aprova cursos de doutorado em Design e Música na Udesc

Foto: Linda Pereira
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na última sexta-feira, 5, os resultados da avaliação de propostas de cursos novos nas modalidades acadêmica e profissional. Na Udesc foram aprovados dois novos cursos de Doutorado, nas áreas de Design e Música. O número de vagas para os novos cursos deve ser definido pelos colegiados até o final do ano, e a previsão é de que os processos seletivos ocorram no primeiro semestre de 2019. Os dois cursos pertencem ao Centro de Artes (Ceart) da universidade catarinense.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, professor Antônio Vargas, "o crescimento da pós-graduação segue as diretrizes estabelecidas pela Capes e pelo Plano Nacional de Pós-Graduação, cuja perspectiva é de que a universidade cresça quantitativa e qualitativamente".

Enquanto um país como o Reino Unido possui um índice de 41 doutores para cada 100 mil habitantes, o Brasil tem 7,6 profissionais titulados para a mesma proporção de pessoas. Os números são da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). “O percurso a ser percorrido ainda é longo, não é fácil fazer pesquisas acadêmicas no Brasil. A expansão da pós-graduação na Udesc Ceart com a chegada destes dois doutorados mostra a relevância das duas áreas para o desenvolvimento social e tecnológico”, avalia a professora Maria Cristina Fonseca, diretora-geral da Udesc Ceart.

Estes dois doutorados vêm somar aos 13 cursos já existentes na Udesc, nas áreas de Administração, Artes Visuais, Ciência Animal, Ciência do Solo, Ciência e Engenharia de Materiais, Ciências do Movimento Humano, Educação, Engenharia Elétrica, História, Bioquímica e Biologia Celular, Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio-Ambiental, Produção Vegetal e Teatro.  No ano passado, os 198 docentes credenciados e 341 doutorandos matriculados nestes cursos foram responsáveis por 2.708 publicações. A Udesc oferece ainda 24 cursos de mestrado e 10 mestrados profissionais. 

Para que a proposta de um novo curso seja aprovada, é necessário que ela tenha um padrão de qualidade equivalente ou superior ao mínimo exigido no documento que orienta a Avaliação de Proposta de Cursos Novos (APCN) de cada área. A comissão avaliadora do doutorado em Música destacou no relatório que a proposta do curso na Udesc apresenta verticalidade e coerência entre seus objetivos, atendendo as exigências para a implantação com qualidade de um curso de doutorado na Área de Artes – Música. Já a comissão avaliadora do doutorado em Design aponta que a proposta do curso vem ao encontro das Políticas e Diretrizes para a Pós-Graduação estabelecidas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Udesc, propiciando o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h