Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/03/2022-15h15

Conselho Universitário da Udesc aprova alteração no nome da Udesc Ceart

Centro de Artes passa a ser Centro de Artes, Design e Moda

Fachada do Centro de Artes, Design e Moda. Foto: Heloíse Guesser/Udesc Ceart.
O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aprovou por unanimidade a inclusão das palavras “Design” e “Moda” ao nome do Centro de Artes (Ceart). A proposta, aprovada nesta quinta-feira (17), altera o nome para “Centro de Artes, Design e Moda”, seguindo com a abreviação Udesc Ceart.

A alteração do nome foi levantada em debates com a comunidade acadêmica durante as últimas eleições para Direção-Geral (DG) do Ceart, que ocorreram em 2021. A proposta inicial foi apresentada no Conselho de Centro (Concentro), ano passado, quando completos os 25 anos dos departamentos de Design e Moda, e aprovada em 16 de dezembro de 2021, também por unanimidade no conselho do Ceart. “Sabemos que a definição das divisões e nomenclaturas das áreas de conhecimento são dinâmicas, tanto na Capes e no Cnpq, quanto em outras instâncias, como nas Políticas Culturais e nas associações e fóruns de discussão das próprias áreas, e que mobilizam questões e mudanças necessárias para as próprias diretrizes nacionais oficiais, cuja revisão é constante. Com esta mudança o Centro de Artes abraça o Design e a Moda como áreas imbricadas nas Artes, mas com especificidades que as constituem e as definem, fortalecendo o pertencimento e o reconhecimento dos cursos e áreas que constituem o nosso Ceart”, afirma a diretora-geral do centro, Daiane Dordete.

Para a chefe do Departamento de Design (DDE), Anelise Zimmermann, a inclusão dos termos é “bastante significativa” por destacar as particularidades e identidades de cada curso: “Essa mudança nos fortalece como centro, pois mostra o quão plural, dinâmico e interdisciplinar é o Ceart”, observa. A professora Luciana Dornbusch Lopes, chefe do Departamento de Moda (DMO), reforça que a mudança é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos cursos nestes 25 anos de atuação, e inaugura uma nova fase de projeção da Moda e do Design como áreas de conhecimento que vão além das fronteiras da Udesc.

Curiosidades
Alguns dos centros mais antigos da Udesc fizeram alterações semelhantes ao longo da história, mantendo as siglas. A Esag, antes “Escola Superior de Administração e Gerência”, passou a se chamar “Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas”; o Cefid, que era “Centro de Educação Física e Desportos”, hoje é “Centro de Ciências da Saúde e do Esporte”; e a Faed, “Faculdade de Educação”,  alterou para “Centro de Ciências Humanas e da Educação”. “Essas mudanças, comuns também em outras Instituições de Ensino Superior, mostram a ampliação dos cursos e das áreas de conhecimento nas instituições”, completa Daiane.

Sobre o Ceart
Fundado oficialmente em 11 de dezembro de 1985, há 36 anos, por meio da portaria Nº 179/85 assinada pelo então reitor Lauro Ribas Zimmer , o Centro de Artes, Design e Moda estruturou-se, ao longo dos anos, no ensino, na pesquisa e na extensão. Atualmente, oferece cursos de graduação nas áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas, Design, Moda e Música, e cursos de pós-graduação em Artes (mestrado profissional), Artes Cênicas (mestrado e doutorado), Artes Visuais (mestrado e doutorado), Design (mestrado e doutorado), Moda (mestrado profissional), e Música (mestrado e doutorado).

Conheça mais no portal da Udesc Ceart e assista ao vídeo institucional.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
(48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h