Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Artes, Design e Moda

Notícia

22/11/2016-19h08

Departamento de Música promove 2º Seminário de Música Contemporânea da Udesc

 
A música na atualidade será tema principal de um evento promovido no Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, nesta quinta, 24, e sexta-feira, 25.

Trata-se da segunda edição do Seminário de Música Contemporânea da Udesc, que trará compositores renomados, premiados nacionalmente e com projeção internacional, para uma série de palestras, mesas-redondas, recitais e uma aula aberta.

O evento, que terá atividades realizadas no auditório e no hall do Departamento de Música, é gratuito, aberto ao público e não tem necessidade de inscrição prévia.

Além de abrir espaço para a discussão sobre a música contemporânea, o seminário também busca divulgar a produção musical dos convidados e de colegas de profissão da Udesc, em diversos recitais.

O evento contará com a presença de Ana Cláudia de Assis, pianista e professora da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); João Pedro de Oliveira, compositor e professor da UFMG; Jônatas Manzolli, compositor e professor do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e dos professores do DMU Acácio Piedade, Lourdes Saraiva e Luigi Irlandini. Os recitais também terão a participação de graduandos e mestrandos da Udesc Ceart.

A abertura do evento será no dia 24, às 9h30, no Auditório do DMU, seguido da palestra "Interação gestual entre som e imagem", do professor João Pedro Oliveira, e de um recital. À tarde, as atividades continuam com uma sessão da palestra "Compositor e Obra", com Oliveira, a palestra "Expressão multimodal e texturas do tempo", do professor Jônatas Manzolli e a aula aberta de Interpretação instrumental (Música solo e de câmara), ministrada pela professora Ana Cláudia Assis.

No dia 25, sexta-feira, as atividades iniciam às 9h com duas sessões de "Compositor e Obra", com a professora Lourdes Saraiva e Jônatas Manzolli. Logo após as palestras, ocorre o "Recital Musicâmara". Às 14h, haverá a mesa-redonda "Estéticas musicais contemporâneas sob o ponto de vista da performance", com a participação dos convidados João Pedro Oliveira e Jônatas Manzolli e dos professores do DMU Acácio Piedade, Lourdes Saraiva e Luigi Irlandi.

No fim da tarde de sexta-feira, a partir das 16h, as sessões "Compositor e Obra" continuam com Luigi Irlandini e Acácio Piedade. O 2º Seminário de Música Contemporânea será encerrado com o "Concerto de piano e vídeo: Entre sons, palavras e imagens...", às 20h, com os professores da UFMG Ana Cláudia Assis e João Pedro Oliveira.

A segunda edição do Seminário de Música Contemporânea é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), Departamento de Música (DMU), Grupo de Pesquisa Processos Músico-Instrumentais e pelos programas de extensão Piano em Foco e Pianíssimo. Tem coordenação dos professores Maria Bernardete Castelan Póvoas e Guilherme Sauerbronn. A programação completa pode ser acessada aqui.

Conheça os convidados

Ana Cláudia de Assis – Pianista, UFMG: É professora associada da Escola de Música da UFMG, onde desenvolve projetos de pesquisa e artísticos sobre a música brasileira contemporânea. Doutora em História pela FAFICH/UFMG (em parceria com o IPEAT/Université de Toulouse) e mestre em Práticas Interpretativas pela UNI-RIO, é autora do livro Os Doze Sons e a Cor Nacional: conciliações estéticas e culturais na produção musical de César Guerra-Peixe (1944-1954). Realizou, no CESEM/Universidade Nova de Lisboa, pós-doutoramento sobre a relação entre o compositor português Fernando Lopes-Graça e a música brasileira. Como pianista tem participado de importantes festivais como Bienais da Música Brasileira, Festivais de Outono (Portugal), Monaco Electroacoustique (Mônaco) e Visiones Sonoras (México). Desde 2014 integra o Duo CardAssiS - Piano Contemporâneo a quatro mãos, dedicado ao fomento e divulgação da música contemporânea para esta formação instrumental. Em 2016 lançou o Cd Sonoridades contendo a produção pianística dos compositores da Escola de Música da UFMG. 

João Pedro Oliveira – Compositor, UFMG: Estudou órgão, composição e arquitetura em Lisboa. Doutorou-se em Música (Composição) na Universidade de New York em Stony Brook. As suas obras incluem uma ópera de câmara, um Requiem, várias obras orquestrais, três quartetos de cordas, música de câmara, música para instrumento solo,  música electroacústica e vídeo experimental. Recebeu mais de 50 prêmios internacionais pelas suas obras, incluindo três prêmios no Concurso de Música Electroacústica de Bourges, bem como o prestigiado Magisterium no mesmo concurso, o Prémio Giga-Hertz, o 1º Prémio no concurso de música electroacústica Metamorphoses, o 1º Prémio na Yamaha-Visiones Sonoras Competition, duas vezes o 1º Prémio na Musica Nova Competition. É Professor Titular na Universidade Federal de Minas Gerais e Professor Catedrático na Universidade de Aveiro. Tem igualmente publicado diversos artigos em revistas nacionais e internacionais, e escreveu um livro sobre teoria analítica da música do século 20. Tem desenvolvido a sua atividade docente na área da composição e música eletroacústica, e vários dos seus alunos já receberam prêmios em concursos internacionais e nacionais.

Jônatas Manzolli – Compositor, UNICAMP: É Professor Titular do Instituto de Artes, Coordenador Associado do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), Unicamp e pesquisador 1B do CNPq. É pioneiro na pesquisa brasileira em Computação Musical, a qual, a partir do olhar da Criação Musical contemporânea e das Ciências Cognitivas, resulta numa significativa produção acadêmica voltada aos diálogos  interdisciplinares entre Arte e Ciência. A sua pesquisa concentra-se em desenvolver interações significativas entre agentes e estímulos e seus desdobramentos em processos multimodais. Esse estudo interdisciplinar resulta em obras generativas algorítmicas, síntese e design de processos sonoros, os quais são utilizados na realização de projetos criativos tais como instalações sonoras, sonificação científica e de ambientes virtuais, criação e performance de música mista, sistemas computacionais para improvisação em tempo real.

Professores do DMU

Acácio Piedade: Possui graduação em Música (Composição) pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado e doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997, 2004) e pós-doutorado em Musicologia na Université de Paris IV, Sorbonne (2010-2011). Atualmente é professor associado no Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ministrando disciplinas de análise e composição. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Música desta universidade, onde ministra disciplinas na área de Composição, Musicologia, Etnomusicologia e Análise. Compositor, violonista-pianista, atualmente pesquisa e orienta pesquisas sobre criação musical e os nexos entre música e significado.

Lourdes Saraiva: Doutora em Música - Composição Musical, pela Universidade de York, Inglaterra, com bolsa da Fundação Capes, sob orientação de Thomas Simaku. Completou os cursos de Bacharelado e Mestrado em Composição na Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, UFRGS sob a orientação de Celso Loureiro Chaves e de Antônio Borges Cunha. Foi indicada como melhor compositora ao Prêmio Açorianos de Música 2014, com a peça Retrato Metafísico de Porto Alegre, para violão solo, do CD Porto Alegro gravado por Daniel Wolff. Suas composições incluem peças orquestrais, conjunto de câmara, peças para voz e, solo para diversos instrumentos as quais tem sido tocadas e gravadas no Brasil, e também no âmbito internacional, EUA, Canadá, México, Peru, Inglaterra, Alemanha e China. Atua como professora efetiva na Universidade do Estado de Santa Catarina na área de Percepção Musical, onde coordena o Laboratório de Percepção Musical, Perceptus. Também coordena o projeto de pesquisa, Música, Texto e Ação: Aspectos da Interdisciplinaridade na Composição Musical cuja produção tem sido apresentada no Brasil e no exterior.

Luigi Irlandini: Compositor e performer (piano e shakuhachi) nascido no Rio de Janeiro, é professor na Udesc desde 2010. Sua música tem sido apresentada por intérpretes brasileiros e internacionais em diversos festivais, concertos e recitais monográficos. Irlandini recebeu o Prêmio Funarte de 2016 pela obra Peace, my Heart, para coro a cappella, com poema de Rabindranath Tagore, a ser estreada na Bienal de Música Brasileira Contemporânea em 2017. Irlandini se dedica também à improvisação livre solista e coletiva (grupo Improvistik, de 1980 a 1987; LP Azul e Areia de improvisações pianísticas, produzido por Egberto Gismonti, em 1985; duo Fogo Sonoro, com Isabella Irlandini, desde 2015), bem como a colaborações com grupos de teatro experimental, dentre eles: grupo Qá Bal O Quá, em Roma, 1991-1993 e, em 2013, a atriz Carmencita Palermo. Estudou composição com Hans-Joachim Koellreutter, no Rio de Janeiro; Franco Donatoni, na Itália; Stephen L. Mosko e Brian Ferneyhough na California; Mestrado em Composição no California Institute of the Arts; Doutorado em Composição na Universidade da California, Santa Barbara (UCSB); Pós-Doutorado em computer music no Center for Research in electronic Art Technology (CREATE, na UCSB).

Serviço:

O QUÊ: 2º Seminário de Música Contemporânea
QUANDO: 24 e 25 de novembro
ONDE: Departamento de Música da Udesc Ceart, Avenida Madre Benvenuta, nº 1.907, Bairro Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h