Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/11/2021-11h55

Estudante de Moda da Udesc é semifinalista em concurso nacional de moda autoral

José Heitor da Silva e parte da coleção "Pipa". Foto: arquivo pessoal.
O estudante José Heitor da Silva, da 8ª fase do curso de Moda, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é semifinalista do concurso nacional de moda autoral Sou de Algodão + Casa de Criadores, com a coleção "Pipa", que busca investigar novas possibilidades de formas, volumes e silhuetas não tradicionais do corpo humano, a partir do objeto voador e de tradição brasileira pipa. Os finalistas serão divulgados em 24 de dezembro.

A coleção faz parte da conclusão de curso de José, que no concurso teva a orientação do professor Lucas da Rosa, do Departamento de Moda (DMO), e foi desenvolvida remotamente, em virtude da panedemia da Covid-19. O objeto de inspíração foi escolhido por se tratar do cotidiano brasileiro, na qual faz parte, e pelas infinitas possibilidades que a pipa traz ao ser construída e criada.

Para o estudante, ser semifinalista é perceber o quanto o seu trabalho e a coleção foram valorizados. “É muito gratificante estar participando do concurso, pela Udesc e pela região Sul, é um sentimento imenso de felicidade, na percepção de que a coleção poderá ser mostrada para mais pessoas e, consequentemente, mostrar o que eu acredito como criação de moda e as novas possibilidades de investigações têxteis e de silhuetas, não tradicionais no corpo”, afirma José Heitor.

Sobre o concurso
O Concurso Sou de Algodão + Casa de Criadores é promovido  pelo movimento Sou de Algodão, que visa estimular o consumo da fibra na indústria da moda, e pela a Casa de Criadores. É maior evento de moda autoral brasileira. O projeto tem por objetivo oportunizar aos estudantes um espaço para mostrar a criatividade. Ele é voltado exclusivamente para instituições brasileiras de ensino superior em Moda, Design e áreas afins, reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

O vencedor ganhará um prêmio de R$30 mil e entrará para a Casa de Criadores, em 2022. O valor será exclusivamente para a produção de um desfile próprio no evento. Os looks da coleção serão confeccionados com tecidos de algodão das marcas parceiras. O professor orientador do aluno vencedor recebe o valor de  R$10 mil, em forma de bolsa para pesquisas acadêmicas voltada ao uso do algodão.

Para saber mais sobre o concurso acesse o site Sou de Algodão e o Instagram da Casa de Criadores.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h