Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/09/2021-22h46

Estudantes e professor da Udesc Ceart participam de webinário teatral

Evento promovido pelo Itaucultural segue até domingo gratuitamente

Imagem: Itaú Cultural
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina está participando do webinário “Poéticas em desvio: implicações das artes da cena mediadas pelas plataformas e tecnologias digitais”. Promovido pelo Itaú Cultural, o webinário segue até domingo (19).

Durante toda essa semana uma extensa programação compõe o evento, que promove, por meio de diferentes mesas e encontros, um debate sobre o uso das tecnologias digitais no teatro. O webinário faz parte das ações de a_ponte: cena do teatro universitário, um evento que antes da pandemia da Covid-19 acontecia presencialmente e que contou com a seleção de trabalhos da Udesc. Se não me engano, foi em 2019 que o Poeira foi selecionado...

A Udesc Ceart participa do evento virtual com a participação do professor Vicente Concílio do departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) e estudantes do curso.  Na quarta-feira (15), Vicente junto com a também convidada, professora da Universidade Federal de Ouro Preto, Leticia Andrade, debatem o tema “Materialidades e técnicas da cena”, ao lado de estudantes de Teatro. A conversa será em torno dos trabalhos selecionados no edital de a_ponte, que selecionou 15 trabalhos de conclusão de curso em um edital no qual Vicente participou da seleção. Os artigos fazem parte de uma publicação que será também lançada no evento.

No dia 16, quinta-feira, o estudante do PPGT Carlos Alberto Mendonça Filho, que teve seu TCC selecionado, participará da Mesa Dramaturgia(s). Além dele, duas estudantes do PPGT participam do webinar, uma em mesa de debate e outra em uma abertura de processo.  A mesa “Olhares contemporâneos – protagonismo indígena”, traz a exibição do espetáculo Pyru'ã – A flor do centro da terra (Teatro de papel em Guarani), que propõe a conversa com Annie Martins, da Universidade do Estado do Amazonas e Graciela Chamorro, da Universidade Federal da Grande Dourados. A pesquisadora Juma Pariri, do Ceart é quem mediará o encontro, marcado para sexta-feira (17), entre às 17h e às 19h.

Já a abertura de processo com o Coletivo das Liliths (BA) e Grupo Faces Jovem (MT), promove o bate papo com a doutoranda da Udesc Ceart, Fredda Amorim, ao lado de Lubi Marques, da Escola Livre de Teatro. Na atividade os artistas envolvidos nos espetáculos, abrem seus processos de criação numa exibição de cena de até 15 minutos, com bate-papo ao final. Serão apresentados os espetáculos “Tibiras on-line” e “Alice”, no domingo (19), às 21h.

A programação é gratuita e pode ser acessada aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h