Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/09/2019-18h46

Estudos das performances afro-ameríndias é tema de conversa e lançamento de livro na Udesc nesta sexta

Sotz’il Jay apresenta "Oxalaj", na Escola de Teatro da Unirio, em 2012. Foto: Zeca Ligiéro
Nesta sexta-feira, 27, o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) recebe o professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Zeca Ligiéro, para uma conversa e lançamento do livro “Teatro das Origens – Estudos das Performances Afro-Ameríndias”. O evento ocorre às 18h30 na sala Teatro-Educação do Departamento de Artes Cênicas (DAC).

Com diversos livros publicados, o diretor carioca tem um trabalho de destaque na área de Estudos das Performances, principalmente sobre as manifestações afro-ameríndias.

Sobre a obra
A partir das suas pesquisas sobre as performances culturais (rituais, brinquedos e celebrações) africanas, afro-brasileiras e ameríndias Zeca Ligiéro desenvolve o conceito de Teatro das Origens. Desta forma, ele procura ampliar a noção de teatro do estrito senso da tradição eurocêntrica, abraçando os encantos das inúmeras manifestações populares que, ao utilizar o inseparável quarteto batucar/dançar/cantar/contar, evocam cosmogonias e ancestralidades mesclando mitos antigos com as batalhas contemporâneas da luta diária das comunidades e das periferias tão longe das casas do espetáculo teatral conhecido.

Sobre o autor
Diretor e artista visual, Zeca Ligiério é autor das obras “Divine Inspiration from Benin to Bahia” (EUA, 1993), “Iniciación al Candomblé” (Colômbia, 1993), “Malandro Divino: a vida e a lenda de Zé Pelintra, típico malandro da Lapa Carioca” (2004), “Carmen Miranda: uma performance afro-brasileira” (2005), “Teatro e Dança como experiência comunitária” (2008) e “Corpo a Corpo: estudos das performances brasileiras” (2011), além de organizador da obra “Performance e Antropologia de Richard Schechner” (2012).

É professor do Departamento de Direção e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC/Unirio) e coordenador do Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias da Unirio. Realizou mestrado e doutorado na Universidade de Nova Iorque (UNY) e pós-doutorado na Universidade de Yale (EUA) e na Universidade Paris 8 (França).


Serviço:

O QUE: Conversa + lançamento do livro “Teatro das Origens”, com Zeca Ligéro.
QUANDO: 27 de setembro, às 18h30.
ONDE: Sala Teatro-Educação – Departamento de Artes Cênicas da Udesc.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h