Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/07/2019-13h24

Udesc Ceart institui Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas

Integrantes do Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas debatem questões relacionadas ao tema. Foto: Laís Moser
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) institui o Núcleo Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (NDDAF), com o objetivo de desenvolver uma política voltada para esta área no Centro, a fim de garantir – no âmbito acadêmico, pedagógico e institucional – os direitos de pessoas com deficiências, negros, indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, povos do campo, mulheres, LGBTs, migrantes, refugiados, dentre outros grupos.

O Núcleo é um órgão suplementar vinculado e subordinado à direção-geral da Udesc Ceart, com coordenação da técnica universitária e pedagoga Maria Aparecida Clemêncio e participação de professores, técnicos e alunos, representando as direções assistentes os departamentos. Os trabalhos do NDDAF iniciaram ainda em 2018 e a aprovação oficial do Núcleo foi realizada na última reunião do Conselho de Centro (Concentro), em 26 de junho.

No primeiro semestre dois eventos já foram realizados pelo NDDAF: “O que é o 13 de maio?” e Semana do Orgulho LGBTI. Confira aqui a Resolução Ceart nº 02/2019, que institui e regulamenta o NDDAF, e a Portaria Interna do Ceart nº 34, de 06/06/2019, que designa a comissão para discutir, planejar, acompanhar e avaliar o Núcleo.

Identidade Visual

O Núcleo também está realizando um processo de construção coletiva de sua marca, envolvendo a comunidade acadêmica. Por meio de uma metodologia para a criação imagética a partir de palavras-chave, foram distribuídos pelo Centro, no mês de junho, painéis de mapa mental. Nestes, a comunidade poderia escrever palavras que remetem aos termos “Diversidade”, “Direitos Humanos” e “Ações Afirmativas”.

O processo de construção da identidade visual seguirá no próximo semestre, conduzido pelos acadêmicos de Design Henry Jerônimos Castelar e Hugo Horácio Duarte, com apoio do Laboratório de Design (LabDesign) e Núcleo de Comunicação.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h