Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/10/2021-16h51

Grupo de Estudos em Artes Visuais Apotheke da Udesc realiza aulas abertas

Imagem: Divulgação.
Nesta terça-feira (26) e quarta-feira (27), o Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke, do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza duas aulas abertas sobre as relações da arte com a pesquisa, a educação e o design. 

A primeira, no dia 26 às 18h, trata do tema "Arte como experiência ou a pesquisa em arte e arte educação", ministrada por Jociele Lampert, professora associada da Udesc Ceart e coordenadora do Grupo de Estudos Apotheke. A aula é realizada em conjunto com o Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde Jociele também atua como professora. Por isso, a palestra acontece na plataforma Web Conference da UFPel. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail ufpel.ppgavi@gmail.com.  

A aula aberta desta quarta tem como palestrante a professora Anelise Zimmermann, chefe do Departamento de Design do Ceart, que aborda o tema "Articulações entre arte e design, o desenho: ensino e práticas". O evento está marcado para às 10h30, pelo Youtube do Apotheke. A aula faz parte da disciplina “Sobre Ser Artista Professor”, ministrada pela professora Jociele no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Udesc Ceart, ela será a mediadora.

Mesmo com o cenário atual de atividades à distância, o Grupo Apotheke reforça que continua realizando ações com a comunidade. Por isso, vem promovendo encontros virtuais com professores e artistas, dialogando e refletindo sobre o ensino de Artes Visuais.

Mais informações, acesse o site do Grupo Apotheke.   

Sobre as palestrantes

Jociele Lampert é doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e possui graduação em Desenho e Plástica - Licenciatura e Bacharelado em Pintura, pela UFSM. Dentro do DAV da Udesc Ceart, atua na graduação e na pós-graduação, na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais. 

É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura (UFSM/CNPq), líder do Grupo de Pesquisa Entre Paisagem (Udesc/CNPq), e editora chefe da Revista Apotheke. Além disso, desenvolve o projeto de pesquisa “O estúdio de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em artes visuais”, onde tem estudado pintura, arte e educação e formação docente com referências em John Dewey.

Anelise Zimmermann é doutora em Design da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Artes Visuais pela Udesc, com pesquisa voltada à ilustração de livros infantis, e graduada em Desenho Industrial - Programação Visual e em Publicidade e Propaganda, ambas pela UFSM.

Integrante os grupos de pesquisa Entre Paisagens (Udesc /CNPq)), Rede Internacional de Design (UFPE) e LITERALISE: grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária (UFSC), além de membro da Rede Latino Americana de Cultura Gráfica. Atualmente desenvolve projetos de ilustração para livros infantis. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h