Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/05/2022-14h38

Grupo de estudos em Artes Visuais da Udesc Ceart realiza micro prática sobre Triângulo de Goethe

 
O Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke, vinculado ao departamento de Artes Visuais (DAV) e ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza no dia 26 de maio, a micro prática “ Triângulo de Goethe ”.

Programada para acontecer das 13h30 às 17h, na sala de pintura do DAV, presencialmente, a atividade será realizada pela professora Jociele Lampert e pelo professor José Carlos da Rocha. A ação está vinculada ao projeto de pesquisa “O estúdio de pintura como laboratório de ensino e aprendizagem em artes visuais”, desenvolvido por Jociele.  

A proposta tem como principal objetivo realizar o estudo teórico-prático do Triângulo e Cores de Goethe, como teoria sobre cores, por meio de análise de composição e decomposição, de estrutura piramidal montada a partir de recortes de papel colorido. Além disso, o curso propõe a prática de exercícios  a partir dos modelos apresentados e proposta de criação de imagens, pelos participantes, com colagens, utilizando as cores primárias, secundárias, terciárias, complementares e análogas do Triângulo de Cores de Goethe. 

“As micro práticas propostas pelo Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke acontecem em duas vertentes, vinculadas ao contexto da Universidade, e funcionam similares a “workshops imersivos”, e não como disciplinas isoladas. A proposta é a continuidade de estudos, de caráter e rigor direcionados, ou mesmo desafios que perpassam a coletividade. Trabalha-se com espacialidade expandida para além de um suporte tradicional, não como um estudo de técnica ou leitura de manual, mas trata a pintura como um meio para narrativas poéticas e construção de um pensamento visual, que pode interrogar o próprio tempo da pintura”, explica Lampert.    

Serviço

O quê:  Micro prática “Triângulo de Goethe”, com a Profa. Dra. Jociele Lampert e Prof. Ms. José Carlos da Rocha.
Quando: 26 de maio, das 13:30h às 17h (quinta-feira).
Onde: sala de pintura do DAV da Udesc Ceart.
Inscrições: gratuitas, pelo formulário eletrônico
+ Informações: estudiodepinturaapotheke@gmail.com e no site www.apothekeestudiodepintura.com.br   

A ssessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp:(48) 3664-8350  


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h