Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/08/2022-15h31

Grupo de estudos em Artes Visuais da Udesc divulga atividades para o mês de agosto

Imagem: Divulgação.
O Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke, vinculado ao departamento de Artes Visuais (DAV) e ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará no mês de agosto atividades voltadas à pesquisa da arte e arte educação. As atividades são abertas ao público interessado e gratuitas.

Na próxima semana, dia 22 de agosto, segunda-feira, acontece a aula aberta “Arte e Pensamento: do fazer ao pensar/do pensar ao fazer, a obra de arte como processo de investigação”, com o professor José Carlos Francisco Pereira da Faculdade de Belas Artes de Lisboa (FBAUL – Portugal), com mediação da professora do PPGAV, Jociele Lampert. A atividade é vinculada ao seminário temático "Prática Artística como Pesquisa em Arte e Arte Educação", ministrado por Jociele.

José Carlos Pereira é licenciado em filosofia, em comunicação cultural, e tem doutorado em Estética, pela Universidade de Lisboa, em Portugal. É professor na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, trabalha com filosofia da arte, estética e crítica de arte. É a terceira vez que vem ao PPGAV, onde atua como professor colaborador convidado. Ele é o ministrante do Seminário de Estética e Teoria da Arte, que acontece na próxima semana, de 23 a 26 de agosto, das 16h às 19h30, na sala de pintura do DAV. O seminário tem o objetivo de construir um espaço de estudo com o propósito de desenvolver reflexões, críticas e práticas artísticas sobre arte educação. “O conteúdo de todo o seminário versa sobre a prática artística como pesquisa em arte educação e estudaremos práticas e referências de artistas professores, além do mais a disciplina propõe imersão em espaço de ateliê de pintura da Udesc ”, acrescenta Jociele. As inscrições para este seminário podem ser feitas pelo site da Apotheke (clique aqui) e as vagas são limitadas.

Live
Já no dia 31 de agosto, o grupo de estudos realiza a live "O Professor reflexivo em John Dewey: reflexões sobre o sentido estético da ação docente", que tem como convidada a professora da Universidade de São Paulo (USP), Marcela Calixto dos Santos. O evento on-line terá mediação de Jociele Lampert e do professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap),  Fábio Wosniak. O bate papo, também, faz parte do seminário "Prática artística como Pesquisa em Arte Educação" e é aberto ao público em geral. A live será transmitida pelo canal do YouTube da Apotheke (clique aqui).

Mais informações sobre os eventos e o trabalho realizado pelo programa de extensão acesse o site da Apotheke, clicando aqui, ou ainda pelo perfil do Instagram @revistaapotheke. Dúvidas, entre em contato pelo e-mail estudiodepinturaapotheke@gmail.com.

Confira na galeria abaixo as divulgações dos eventos.

Serviço 1

O quê: Aula aberta “Arte e Pensamento: do fazer ao pensar/do pensar ao fazer, a obra de arte como processo de investigação”;
Quando: 22 de agosto, às 17h;
Onde: sala de pintura do DAV;
Quanto: gratuito.

Serviço 2
O quê: Seminário de Estética e Teoria da Arte;
Quando: 23 a 26 de agosto, das 16h às 19h30;
Onde: sala de pintura do DAV;
Quanto: gratuito. 

Serviço 3
O quê: Live "O Professor reflexivo em John Dewey: reflexões sobre o sentido estético da ação docente";
Quando: dia 31 de agosto, às 9h30;
Onde: no canal do YouTube do Estúdio de Pintura Apotheke;
Quanto:
gratuito.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h