Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/11/2019-17h20

Octa Fashion da Udesc revela 31 novos profissionais ao mercado da moda

Foto: Douglas Sielski
Considerado atualmente o maior evento de moda de Santa Catarina, o Octa Fashion - Observatório de Culturas e Tendências Antecipadas - ocorre na próxima quarta-feira, 13, em Florianópolis. De olho no mercado da moda, a 9ª edição organizada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), revela 31 novos profissionais que concluem o curso de Moda do Centro de Artes (Ceart) da universidade.

Os olhos do público estarão atentos à passarela, que coloca em cena as coleções produzidas pelas formandas neste ano. O centro de eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, será o palco do evento, a partir das 18h30, com entrada gratuita.

Todos os anos, um tema norteia as produções do Octa Fashion e, segundo a professora do curso de Moda e organizadora do evento, Amanda Queiroz Campos, apesar da temática estabelecida, as alunas têm liberdade para ousar e criar. “Neste ano, o tema 'plural' foi o guia das coleções. O tema tem um conceito definido, mas mesmo assim é amplo, a ponto de dar liberdade para que as futuras estilistas imprimam suas características e linhas nas produções. Teremos, como resultado, um desfile com várias vertentes e de diferentes posicionamentos; uma pluralidade, com o objetivo de transmitir esse variado clima social e cultural contemporâneo”, destaca Amanda.

Além do tema, outra novidade desta edição do Octa é o formato do evento. A passarela ganha o formato “U”, com um desfile mais objetivo e com a oportunidade de interação do público com os criadores e modelos das coleções após o desfile.

Vitrine para o mercado

A jovem estilista Clara Bessell, de 25 anos, é formada pelo curso de Moda da Udesc e participou do Octa Fashion 2015. Atualmente estilista da empresa Netshoes em São Paulo, Clara destaca que o evento é uma excelente oportunidade para imprimir a sua identidade, já que no mercado a realidade pode ser outra.

“Com o Octa, eu aprendi a construir um evento de moda, a pensar em tudo que envolve um evento. Tive a oportunidade de produzir com mais liberdade, coleções conceituais. O mercado, na maioria das vezes, é mais exigente e pré-determina os modelos de criação das marcas. Eu fui me moldando ao mercado, e hoje estou muito feliz sendo estilista de uma marca tão renomada e ter tido a oportunidade de passar por vários processos do mundo da moda”, completa Clara.

Já para a aluna Isadora Dourado dos Santos, que participa desta edição do Octa Fashion, o evento é uma expectativa desde o início do curso. “É no Octa que temos a oportunidade de imprimir as inspirações, impressões pessoais, opiniões e características individuais. A sustentabilidade me acompanhou durante todo o curso, e no projeto final não poderia ser diferente. Reutilizei jeans e malhas nas minhas criações, e por isso a minha coleção ganhou o nome de 'Resgate'. Tenho um brechó e vejo que por lá há muito material parado, que pode ser desconstruído para ser aproveitado em novas criações. Todo esse conceito me norteia para o mercado após a conclusão do curso. Me sinto pronta", comenta Isadora.

O Octa Fashion apresenta também o Octa Stores, uma feira de ex-alunos que se tornaram empreendedores e expõe os seus produtos no evento. Esta edição vai contar com Afora Floripa, Shop Anthea, Amago Concept, Stay Cool Swim, Panaporã e Stay. O público poderáencontrar roupas diversas, moda praia, lingerie, acessórios e mais.

Entrada gratuita

O evento é aberto à comunidade em geral e os convites já estão disponíveis para retirada no Departamento de Moda da Udesc, das 13h às 21h, com o limite de duas entradas por pessoa. Na entrada será recolhido material escolar, e as doações serão destinadas pela organização para obras sociais da Sociedade Espírita de Recuperação Trabalho e Educação.


Serviço:

O QUE: Octa Fashion 2019.
QUANDO: Dia 13 de novembro, a partir das 17h30. Início do desfile às 18h30.
ONDE: Centro de Eventos Gov. Luiz Henrique da Silveira – Canasvieiras. Rodovia SC-401, km 01 S/N. Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito (doações de material escolar podem ser feitas no dia do evento). Retirada de ingressos no Departamento de Moda da Udesc, das 13h às 21h, com o limite de duas entradas por pessoa.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h