Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/06/2020-21h21

Orientações para as aulas remotas da Udesc Ceart são reforçadas e atualizadas

Lista das disciplinas foi divulgada e tutoriais para as aulas não presenciais estão disponíveis

 
 
Nesta segunda-feira (22) os cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) retomaram as aulas de forma remota, ou seja, online. Desde 18 de março de 2020, as aulas presenciais estão canceladas, em razão das medidas de contenção da pandemia da Covid-19, em Santa Catarina.

O retorno de forma não presencial no Centro de Artes (Ceart) da Udesc, acontece com atividades síncronas, em que professores e alunos interagem por meio das ferramentas online e ao vivo nas plataformas, e com atividades assíncronas, quando os alunos as realizam em casa e as enviam aos professores na data de entrega estabelecida.

Na sexta-feira (19) o Ceart enviou aos alunos um comunicado, no qual constam orientações aos estudantes do centro, como por exemplo, como ter acesso aos laboratórios e equipamentos de informática.

Lista de disciplinas do Ceart
Nesta segunda-feira (22), a Direção de Ensino de Graduação, também divulgou a lista das disciplinas com aulas remotas do Ceart.

Ferramentas online usadas para as aulas
A Udesc disponibiliza aos professores e alunos da instituição ferramentas, as quais têm o suporte da universidade e acompanhamento. No Ceart são utilizadas a plataforma Moodle, já adotada nos cursos EAD da instituição e o Microsoft Teams, incluso no pacote Office 365 da universidade. Além delas os professores poderão utilizar outras de sua preferência.

Acesso pelo ID Udesc
Para acessá-las, os alunos e professores usam o mesmo login e senha utilizados na Udesc: o ID Udesc, os mesmos utilizados para acessar o e-mail institucional (usuário@udesc.br) e os equipamentos de informática no centro.

No caso do aluno que nunca acessou ou que não lembre o login e a senha, para ter acesso é necessário entrar em id.udesc.br. No link é possível obter a primeira senha ou solicitar nova. É importante ressaltar que o e-mail institucional, do ID Udesc, é o mesmo utilizado pela Udesc, para o envio de comunicados e assuntos em geral sobre a universidade. É um dos principais canais de comunicação para ampla divulgação de informações.

Caso os alunos tenham alguma dificuldade de acesso, orienta-se que entre em contato com a coordenadoria de informática do Ceart pelo e-mail cinf.ceart@udesc.br.

Acesso ao Moodle e Microsoft Teams
Para acessar o moodle.udesc.br, deve ser feito com o login do ID Udesc (conforme mencionado acima). Ao acessá-lo, os estudantes encontram uma Sala de Apoio, nela há tutoriais que ensinam o uso da plataforma. Se ainda houver dúvidas, orienta-se para o envio de um e-mail para o endereço moodle.cead@udesc.br, com nome completo, matrícula, curso e centro da Udesc.

O Microsoft Teams será usado nas aulas, seminários e reuniões 'ao vivo'. Para o Teams, basta entrar em office.udesc.br , também com o login (CPF@edu.udesc.br) e senha do ID Udesc. É possível baixar o aplicativo para computadores desktop ou dispositivos móveis, aqui. 

Tutoriais no Canal do YouTube da Udesc Cead
O Canal da Udesc Cead no YouTube traz tutoriais em vídeos sobre o uso das ferramentas para o auxílio no uso das plataformas digitais utilizadas na Udesc.

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Ensino de Graduação da Udesc Ceart, pelo e-mail deg.ceart@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h