Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/06/2019-15h29

Periódico ModaPalavra da Udesc abre inscrições para nova edição de 2020

Capa da última edição lançada em 2019. Arte: Divulgação
O Periódico e revista online ModaPalavra, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está com duas chamadas abertas para submissões de textos e artigos acadêmicos referente aos temas apontados. O dossiê “Moda, design e sentido” aceita trabalhos de 15 de junho a 10 de setembro, para publicação em julho de 2020. Já o dossiê “Gestão Visual de Projetos” aceitará trabalhos de julho a novembro de 2020, para publicação em janeiro de 2021.

Sobre as edições temáticas


Segundo a equipe editorial, muitos pesquisadores vêm se empenhando em construir bases teóricas e reflexões críticas sobre metodologias de design no campo da moda. O número de estudos que propõem estratégias práticas para auxiliar a concepção de produtos de moda, cresce igualmente.

Diante da relevância de investigações apontadas pela revista, o periódico ModaPalavra convida pesquisadores a colaborarem, enviando trabalhos que explorem estratégias metodológicas.  Também serão bem-vindas tanto as contribuições para o âmbito corporativo-profissional quanto aquelas destinadas ao ambiente de ensino e aprendizagem. Veja abaixo as próximas edições.

  • O Design de Moda em Processo: estratégias metodológicas - V. 13 N.27
A publicação de janeiro de 2020, conta com a organização editorial dos seguintes professores: Maria Celeste de Fatima Sanchez, da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Giovanni Maria Conti, da universidade italiana Politecnico di Milano; e Julio van der Linden, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Esta edição será destinada às reflexões sobre a gestão do processo de design de moda, a fim de contribuir para a crescente produção científica da área. O foco é dirigido aos estudos que examinam estratégias metodológicas para conduzir e facilitar o projeto de artefatos de moda na atualidade. As inscrições para esta edição já estão encerradas.

  • Moda, design e sentido – V. 13 N. 29
A ser publicado em Julho de 2020, as submissões para esse dossiê começam no dia 15 de junho e vão até o dia 10 de setembro de 2019. Buscando articular diferentes abordagens teóricas, o dossiê discutirá as atividades da moda e do design que se colocam como práticas produtoras de sentidos.

A publicação buscará reunir trabalhos que trabalham teórica e metodologicamente com a semiótica. A partir desse conceito, abordará as problemáticas que envolvem tanto a análise de produtos e textos da moda, do design; quanto o exame da construção de sentido que surgem das marcas, dos estilistas, dos designers, do varejo, etc.

  • Gestão Visual de Projetos – V. 14 N.31
Para o 14º volume da ModaPalavra é importante enviar artigos que tenham como foco de discussão a disseminação de princípios, processos e ferramentas que preconizem a visualização de informações e o pensamento visual para o desenvolvimento de soluções de design (moda, design gráfico, design de produto), ou seja, sistemas, modelos, ferramentas visuais, dashboards e demais práticas visuais que dêem suporte ao desenvolvimento de projetos. A submissão de artigos para este volume inicia somente em 2020.

Conheça o periódico ModaPalavra


O ModaPalavra é organizado a partir do Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGModa), no Centro de Artes (Ceart) da Udesc. Preocupado com a difusão científica no campo de moda, o periódico tem como objetivo a publicação de trabalhos inéditos, das mais distintas investigações no âmbito do ensino, pesquisa e produção relacionados à Moda, entendida como campo de conhecimento e indissociável da sociedade contemporânea
A revista utiliza a plataforma Seer e busca através de suas publicações desenvolver o lado social, histórico, tecnológico, educacional e econômico, para com o público acadêmico e empresarial.

As publicações são feitas de maneira trimestral e os textos para a seção Variata, Resenha e Entrevista são contínuos. Os artigos para o Dossiê (temático) tem sua submissão aberta à cada início de semestre. Por fim serão selecionados cinco artigos para publicação no Dossiê, outros artigos aprovados são publicados na edição Variata.

Para participar basta se cadastrar na plataforma de periódicos e submeter seus trabalhos. Também serão aceitos artigos em inglês e espanhol. Em caso de dúvidas entre em contato com a equipe do ModaPalavra 

Veja aqui os volumes publicados anteriormente

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Capa da última edição lançada em 2019
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h