Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/03/2023-17h08

Professora da Udesc apresenta pós-doutorado sobre teatro, juventude e escola

Professora Heloise Vidor na Universidade de Évora. Foto: Divulgação

A professora Heloise Baurich Vidor, docente nos cursos de licenciatura, mestrado e doutorado em Teatro, além do Mestrado Profissional em Artes (Profartes) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresenta na próxima segunda-feira, 3, a pesquisa de pós-doutorado realizada na Universidade de Évora, em Portugal. O evento ocorre às 14h no auditório do bloco amarelo do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), com entrada aberta ao público interessado.

Heloise esteve entre agosto de 2022 e fevereiro de 2023 no Centro de História da Arte Investigação Artística (Chaia), da Universidade de Évora, desenvolvendo a pesquisa “Teatro, Juventude e Escola: literatura dramática em foco”, sob supervisão da pesquisadora Isabel Bezelga.

A pesquisa teve como foco investigar as práticas de leitura e a encenação de textos teatrais para jovens, e com jovens, sendo realiza da junto ao Palcos Novos Palavras Novas (Panos), projeto que ocorre no Teatro Nacional Dona Maria II de Lisboa, em parceria com escolas de educação básica portuguesas. O foco do grupo é estabelecer diálogo entre o teatro escolar e juvenil e as novas dramaturgias.

No processo de pesquisa, a professora estudou textos dramáticos criados especialmente para o projeto Panos, além de bibliografia relacionada ao tema; e realizou entrevistas com estudantes e professores de Escolas de Educação Básica envolvidos com o grupo de teatro, além da coordenação do projeto, totalizando 18 pessoas. Durante a coleta de dados, Heloise também participou de um workshop promovido pelo grupo.

A pesquisa resultou no artigo “ Aspectos formativos do projeto PANOS – palcos novos, palavras novas: um olhar estrangeiro”, que será submetido para publicação em revista brasileira ou internacional. Questões como o potencial da experiência artística na formação dos jovens, a relação com a escola, a formação do professor-encenador, foram abordadas.

“O trabalho verificou lacunas na investigação de cunho artístico e educacional voltadas para a juventude em Portugal; mostrou os desafios e os impasses que um projeto como Panos enfrenta e suscita; e mostrou, principalmente, sua relevância para a ampliação das ações de ler, fazer, apreciar teatro e literatura dramática entre os jovens e os adultos participantes”, afirma a professora.

Além da pesquisa desenvolvida, Heloise também destaca a oportunidade de ter frequentado eventos acadêmicos e artísticos em Portugal durante o pós-doutorado. Segundo ela, “uma excelente forma de intercambiar conhecimentos com professores da universidade, professores da educação básica, com jovens estudantes e com artistas do contexto português”. Outras atividades também foram desenvolvidas pela professora na Universidade de Évora, junto à licenciatura e ao mestrado em Teatro da universidade portuguesa.

Após a apresentação que será realizada na Udesc, sobre a pesquisa de pós-doutorado, o grupo de pesquisa ao qual Heloise está vinculada irá realizar a leitura dramática de um dos textos teatrais do projeto Panos. O evento tem apoio da Direção de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Ceart, que acompanha os afastamentos de docentes do Centro para pós-doutorado.

Serviço
O quê: Apresentação de pós-doutorado da Profa. Dra. Heloise Baurich Vidor + Leitura dramática de texto do Projeto Panos;
Quando: 03 de abril, às 14h;
Onde: Auditório do Bloco Amarelo do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart)
Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis-SC.
Quanto: Gratuito e aberto ao público.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h