Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Artes

Notícia

03/12/2018-19h23

Professores de Piano da Udesc realizam estreia internacional de obras de compositores brasileiros

 
Foto: Graziela Rocha
Os professores e pianistas Bernardete Castelan Póvoas e Luís Cláudio Barros, do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizam uma turnê em Portugal e Espanha, estreando internacionalmente obras de compositores brasileiros.

Nesta segunda, 3, o duo Castelan-Barros apresenta-se em Madri, capital da Espanha, no Conservatório Profissional de Música Arturo Soria, às 19h30. Serão apresentadas, pela primeira vez internacionalmente, as obras Danças ao Vento (2011) de Jônatas Manzolli; Composição Para Piano a Quatro Mãos e Dois Comentários, ambas de Edson Zampronha; e duas das três peças do ciclo Reverências (2009, 2016), do também professor da Udesc Acácio Piedade, em obra dedicada ao Duo.

Na próxima semana, de 10 a 12 de dezembro, o duo participa do 3º Encontro Internacional de Piano Contemporâneo, realizado pela Escola de Artes da Universidade de Évora, em Portugal, onde realizará conferência e recital com estreia da obra Kurupi (2018), do compositor brasileiro José Gustavo Julião de Camargo.

Em sua passagem pela Europa, os professores também realizam seminário e masterclass em Madri.

Sobre o Duo

Desde 2010 os professores formam o Duo Castelan & Barros. Além da carreira como pedagogos e pesquisadores da Udesc, o Duo tem realizado turnês, destacando a “Série Danças” e “Piano em Foco” por cidades de Santa Catarina e Paraná; recital no 2º Congresso Internacional de Piano em Buenos Aires em 2014 e a turnê “Brasil em Danças” em Portugal, nas cidades de Porto, Évora e Cascais em 2015. Apresentaram-se em recitais-conferência em diversos congressos.

O Duo tem também realizado palestras em Universidades brasileiras e estrangeiras, e estreado obras para piano a quatro mãos de compositores brasileiros: em 2015 Danças ao Vento, de Jônatas Manzolli e o Concerto para piano a Quatro Mãos, de Liduíno Pitombeira com a Orquestra Sinfônica da Unicamp (Campinas) sob a regência de Alessandro Sangiorgi, e cuja pré-estreia foi em Florianópolis com a Orquestra Acadêmica Udesc e regência de Sérgio Figueiredo.

Em 2017, os pianistas estrearam, no Congresso no TEMA III, a obra Reverências, de Acácio Piedade a eles dedicada. Ainda em 2017 participaram do 2º Festival de Música Brasileira Contemporânea (FMBC) em Campinas, reprisaram o Concerto de Pitombeira com a Orquestra Acadêmica da Udesc com presença do compositor. Realizaram turnê nacional nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande e Florianópolis. O duo propõe-se a divulgar amplo repertório para piano a quatro mãos, com destaque a obras de compositores brasileiros e sul-americanos, as quais dedicam parte de suas pesquisas.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h
          ©2016-UDESC