Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/09/2018-17h56

Udesc recebe atividades do 2° Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger

Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) sedia dois eventos gratuitos e abertos ao público no Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger (MCB). Nesta quinta-feira, 27, os professores Cristina Gerling (UFRGS), Iracele Livero (Emesp e Unesp) e Maurício Zamith (Udesc), reúnem-se às 14h para a mesa-redonda: Música Contemporânea no Ensino Musical. No mesmo dia, às 16h, realiza-se o recital-palestra: Prelúdios e Interlúdios do compositor Edmundo Villani-Côrtes, conduzido pela pós-doutoranda em Música, Luciana Hamond. Ambos os eventos acontecem no Auditório do Departamento de Música (DMU).

Os eventos do dia 27 ocorrem no Centro de Artes (Ceart) da Udesc para discutir a música contemporânea brasileira na educação e a construção coletiva de um olhar crítico sobre a temática. A segunda edição do Festival MCB Edino Krieger, que acontece do dia 26 de setembro ao dia 30, homenageia também o pianista, maestro, arranjador e compositor brasileiro Edmundo Villani-Côrtes.

O Festival ainda conta com um concurso nacional de composições; que de mais de 100 inscritos deste ano selecionou nove, e também realiza apresentações gratuitas em diferentes locais de Florianópolis e no estado. As atividades realizam-se no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no Teatro Ademir Rosa (CIC), no Hospital Infantil Joana de Gusmão, no Instituto Aldo Krieger em Brusque e também no Auditório do departamento de Música (DMU) da Udesc.

Conheça os integrantes da Mesa-Redonda e Recital


A mesa-redonda tem a presença da pianista e também professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Cristina Capparelli Gerling. Com uma extensa carreira musical a professora lança álbuns desde 1995 até os dias atuais. Também desenvolveu pesquisas na área da música sendo apoiada por três vezes seguidas pela Comissão Fulbright com bolsa nos Estados Unidos para desenvolvimento de pesquisa.

Também compondo a mesa está a pedagoga e pianista Iracele Vera Livero, que atua como professora na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp). Já participou de masterclasses no Conservatório Tchaikovsky de Moscou (Russia), no Juventudes Musicales, Toledo (Espanha) e na Universidade de Esztergon (Hungria) assim como no Brasil. Atualmente pesquisa as mulheres compositoras brasileiras e faz parte do do dueto pianístico: Piano duo Livero-Picchi.

Junto das pianistas está o professor do departamento de Música (DMU) da Udesc, o pianista Maurício Zamith. Integra o corpo docente da graduação e desenvolve as linhas de pesquisa: A música no contexto histórico e sócio-cultural, Poéticas Musicais, Teoria e prática da interpretação musical, junto do Programa de Pos-graduação em Música (PPGMUS) da Udesc.

Para finalizar o dia de discussões na Udesc, a pós-doutoranda do PPGMUS, Luciana Hammond realiza o recital-palestra: “Prelúdios e Interlúdios de Edmundo Villani-Côrtes”. A pianista também atua como professora colaboradora na Udesc Ceart, já participou da minissérie Chiquinha Gonzaga (1999) e da peça teatral Somos Irmãs (1998) encenada no Centro Cultural Banco do Brasil-RJ. Em sua carreira em Londres, Luciana fez parte do grupo "Southbank Centre Gamelan players" (2014-2016) adquirindo uma experiência única como integrante do grupo de gamelão javanês da Indonésia.

Sobre o Festival


De 27 a 30 de setembro, o Festival é realizado no estado durante cinco dias de atividades gratuitas e abertas ao público. Para lembrar do compositor catarinense Edino Krieger, o evento traz para o Sul do Brasil uma mostra da produção musical atual e um espaço para divulgação de novos compositores, com o Concurso de Composições.

Conheça mais sobre a história de Edino krieger e do homenageado deste ano, Edmundo Villani-Côrtes aqui.

Veja a programação completa do Festival aqui.

Serviço:


O QUÊ: Mesa-redonda: “A Música Contemporânea no ensino musical” – com: Cristina Gerling, Iracele Livero e Maurício Zamith.
QUANDO: dia 27 de setembro, às 14h.
ONDE: Auditório do Departamento de Música – da Udesc Ceart. Av. Me. Benvenuta, 2007 - Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.
+
O QUÊ: Recital-palestra: “Prelúdios e Interlúdios de Edmundo Villani-Côrtes”- com: Luciana Hamond
QUANDO: dia 27 de setembro, às 16h.
ONDE: Auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart. Av. Me. Benvenuta, 2007 - Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • 1° MCB na Udesc Ceart
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h