Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/12/2022-18h43

Projeto de aluna da Udesc é agraciado em um dos mais importantes prêmios do design nacional

Aluna Bruna Costa Cim, na premiação do 12º Brasil Design Award. Foto: Divulgação 
Um projeto que busca dar visibilidade a designers gráficas no cenário brasileiro, desenvolvido pela estudante Bruna Costa Cim, do curso de Design Gráfico do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu uma das medalhas de bronze do 12º Brasil Design Award, um dos mais importantes prêmios do design nacional.

Bruna conquistou o bronze pelo projeto “Brasileiras - série de animações” na categoria "Craft for Design - estudante". A premiação foi entregue no dia 5 de dezembro, em São Paulo, no evento organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), reunindo profissionais e estudantes de diferentes instituições do Brasil. Bruna e a professora Anelise Zimmermann, chefe do Departamento de Design, estiveram presentes.

Neste ano, o tema do prêmio foi “Design sem fronteiras”, que buscava valorizar a diversidade e diferentes manifestações do design nacional. Os projetos premiados foram avaliados por profissionais especialistas em cada categoria, sendo que outros dois projetos de estudantes da Udesc também foram finalistas e concorreram no 12º Brasil Design Award: o projeto de nova marca para o Centro Integrado de Cultura (CIC), de Bruna Cim e Dafne Gonçalves Miranda; e o projeto de edição especial impressa do livro Sumi-ê Sato, proposta por Fabian Shinzato.

Bruna desenvolveu o trabalho como seu Projeto de Graduação em Design Gráfico no ano de 2021, sob orientação dos professores Maurício Dick, Gabriela Mager, Anelise Zimmermann e André Kaercher.

"Brasileiras" é uma série de animações informativas e atrativas que dá visibilidade a designers gráficas no cenário brasileiro. Para a sua criação, Bruna utilizou apenas criadoras mulheres, com o intuito de promovê-las, fortalecendo o cenário criativo do Brasil. O projeto piloto apresenta um resumo da trajetória da designer e artista baiana Goya Lopes, uma das designers pioneiras a trabalhar com a moda afro-brasileira e a criação de estampas inspiradas em raízes africanas, indígenas e brasileiras. O vídeo piloto pode ser conferido clicando aqui

"Estou muito feliz! Ter recebido esse prêmio, o reconhecimento por parte de uma premiação desse tamanho e ainda comparecido ao evento foi muito importante para mim. Acredito que é uma grande visibilidade para a Udesc e espero que sirva como inspiração a outros estudantes da universidade, de que podemos ganhar prêmios e que nossos trabalhos são grandes também!", afirmou Bruna sobre a conquista. 

A professora e chefe do Departamento de Design, Anelise Zimmermann, que acompanhou Bruna na premiação, comenta: "Esse prêmio é importante reconhecimento à excelência do trabalho de nossa acadêmica, bem como à relevância no tema abordado no projeto. Além disso, esse resultado destaca a qualidade e o comprometimento de nosso grupo de professoras e professores em proporcionar uma formação de qualidade, em constante transformação, bem como estimular a participação de nossos discentes em importantes eventos da área".

Para a professora, além de divulgar o curso de Design da universidade, prêmios como o recebido por Bruna também são importantes para que os estudantes se reconheçam dentro do cenário do design nacional, além de ser um bom estímulo aos estudantes que entram no curso.

Este mesmo projeto foi também premiado no 9º Prêmio Bornancini de Design, que aconteceu no dia 19 de novembro, em Porto Alegre. Neste evento, “Brasileiras” recebeu o título prata na categoria “Design Digital – Estudante” (subcategoria “Motion: Animações, Vídeos, Infográficos Animados). 


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h