Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/02/2023-16h22

Projeto de mestrando da Udesc de Teatro Comunitário está com inscrições abertas

Projeto acontece no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis e é destinado a pessoas entre 8 e 80 anos

Aulas de Teatro Comunitário acontecem aos sábados no Ribeirão da Ilha. Imagem: reprodução/divulgação.
O projeto de Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha, promovido pelo mestrando Guilherme Porte do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está com inscrições abertas até a próxima terça-feira, 28 de fevereiro.  As vagas são gratuitas e o projeto acontece na Associação Comunitária Canto do Rio Futebol Clube, no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. Com práticas em iniciação teatral, as aulas são voltadas para um público amplo de 8 a 80 anos. O curso é gratuito e os interessados podem se inscrever por meio do formulário eletrônico

Durante a oficina serão desenvolvidas atividades que mesclam diferentes técnicas teatrais, entre jogos que instigam a criatividade, a imaginação, melhoram a atenção e a ansiedade, trabalham a autoestima e a segurança. Guilherme explica que um dos objetivos “é fazer com que os participantes tenham noção de como é ser artista, do que são os processos que envolvem um trabalho artístico”. 

Em 2023, a novidade é a participação do ator e diretor Leandro Batz, da Cia Nossa Olhar, em um oficina. Batz faz parte do elenco da série Crisálida, disponível na Netflix. Além disso, o projeto prevê a visita guiada pela Udesc Ceart, comandada pelo professor Vicente Concílio, coordenador do projeto. A edição deste ano é financiada pelos recursos financeiros do edital de apoio à Cultura de 2021 da Prefeitura Municipal de Florianópolis. A proposta do grupo é oferecer atividades culturais frequentes para os moradores do Ribeirão da Ilha e arredores. As aulas acontecerão nos sábados, das 14h às 18h. Os dias previstos estão disponíveis no formulário de inscrição.

Histórico
Em 2018, Guilherme Porte e Guilherme Trautmann desenvolveram um projeto de teatro comunitário chamado “Um olhar sobre a liberdade em função da cidadania”, para a disciplina de Estágio na Comunidade, do curso de Licenciatura em Teatro da Udesc. As aulas foram pensadas para o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde foram formadas duas turmas de cerca de 10 pessoas, com duas apresentações de mostras de processos, uma em cada semestre de 2018.

Ao ver os resultados positivos das aulas no IFSC, Guilherme Porte se inspirou a levar o projeto para as comunidades de Florianópolis. “O Teatro Comunitário fortalece os valores, promove afeto e incentiva o pensamento crítico e estético da e entre a comunidade”, diz o mestrando. Com isso, o Conselho Comunitário do Ribeirão da Ilha aprovou a proposta, e as aulas iniciaram em fevereiro de 2019, coordenadas e ministradas por Guilherme.

Em março de 2020, devido à pandemia da covid-19, o Teatro Comunitário foi suspenso. Em setembro, do mesmo ano, retornou no formato online, por meio do projeto “Procura-se o que não existe”, financiado pelo edital emergencial de apoio aos artistas na pandemia "#SCulturaEmSuaCasa”, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Em 2022 a história do projeto foi premiada através de livro produzido pelo Itaú Cultural SP, um reconhecimento de iniciativas que se destacam em todo país.

Acompanhe o Teatro Comunitário no Instagram @teatrocomunitariodoribeirao

Ficha técnica
Idealização: Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha e Guilherme Porte
Proponente e Produção: Guilherme Luiz Porte Artistas
Convidado: Leandro Batz
Designer e Gestão de Mídias: Laura Zancanaro Pedroso de Albuquerque
Fotografia: Volo Filmes
Coordenação Pedagógica: Vicente Concilio
Produção Executiva: Emanuele Weber Mattiello
Elaboração do projeto e prestação de contas:  Emanuele W. Mattiello e Guilherme Luiz Porte
Apoio Institucional: Associação  Comunitária Canto do Rio FC e Udesc Ceart.
Realização: Edital Fundo Municipal de Cultura 623, com recursos da Prefeitura Municipal de Florianópolis. 

SERVIÇO
O quê: Aulas de Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha;
Quando: Sábados, de março à maio;
Onde: Associação Canto do Rio F.C. - Rod. Baldicero Filomeno, 4707 - Ribeirão da Ilha, Florianópolis - SC;
Público-alvo: pessoas entre 8 e 80 anos;
Inscrição: até 28 de fevereiro por meio de formulário
Mais informações: pelo e-mail teatrocomunitariodoribeirao@gmail.com 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h