Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/03/2022-16h01

Estudantes de pós-graduação da Udesc promovem live sobre Teatro Comunitário dia 14

Evento faz parte do projeto Teatro Comunitário do Ribeirão. Foto: Laura Albuquerque.
O projeto de Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha, desenvolvido pelo mestrando Guilherme Porte, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove a live “Webinar teatro em contextos comunitários em Santa Catarina e formas de sustentabilidade destas redes”, no dia 14 de março, das 19h às 21h. 

A roda de conversa on-line será realizada no canal do Youtube do projeto e trará relatos de convidados que coordenam ações culturais no Estado, com objetivo de expor o panorama político e cultural do desenvolvimento da arte comunitária em Santa Catarina, além de fortalecer a rede catarinense de artes em contextos comunitários.   

A live contará com presença de artistas de diferentes locais e projetos, como os professores do Departamento de Artes Cênicas da Udesc (DAC) Flávio Desgranges e Vicente Concílio; Suzi Daiane, da Cia Laço de Seda; Leticia Helena, do grupo de teatro Abismo. Também participam Emanuele Mattiello, Guilherme Luiz Porte e Guilherme de Moraes Trautmann, que fazem parte do Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha.  

O arte-educador e idealizador do projeto, Guilherme Porte, conta que o projeto é importante pois descentraliza atividades culturais no município, facilitando o acesso da população a projetos artísticos e culturais: “O Teatro Comunitário fortalece os valores, promove afeto e incentiva o pensamento crítico e estético da comunidade”, afirma.

Emanuele Mattiello, doutoranda da Udesc Ceart, e membro da equipe de produção do projeto, espera que a conversa "permita conhecermos a pluralidade e a riqueza de saberes e vivências dos projetos comunitários com arte, e refletir como essas iniciativas enfrentam os desafios e como criam estratégias para sua sobrevivência e desenvolvimento". 

A atividade é aberta a comunidade em geral e contará com intérprete de Libras. Ela faz parte da programação da oficina intensiva de teatro desenvolvida pelo projeto, que trabalha com atividades que mesclam diferentes técnicas teatrais, entre jogos que instigam a criatividade, a imaginação, melhoram a atenção e a ansiedade, trabalham a autoestima e a segurança. 


Sobre o projeto

O Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha tem 4 anos e nesta edição realiza projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 e executado com recursos do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura (FCC). Conta com apoio do Centro de Artes da Udesc e da Associação Comunitária Canto do Rio Futebol Clube.

A atividade nasceu da pesquisa do aluno Guilherme Porte dentro da graduação em Teatro na Udesc, e se tornou foco do mestrado no Progama de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC). A coordenação pedagógica do projeto é do professor Vicente Concilio e a orientação do mestrado, do professor Flávio Desgranges, com o apoio da professora Tereza Franzoni, além da doutoranda Emanuele Mattiello e o egresso do curso de Teatro da Udesc Ceart, Guilherme Trautmann, que integram a equipe de produção.


Serviço

O quê: Webinar "Teatro em contextos comunitários em Santa Catarina e formas de sustentabilidade destas redes";
Quando: 14 de março, segunda-feira, da19h às 21h;
Onde: no canal do Youtube do Teatro Comunitário do Ribeirão da Ilha;
Inscrição:
 atividade aberta à comunidade e gratuita; 
Mais informações: no perfil @teatrocomunitariodoribeirao do Instagram.


Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h