Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/11/2023-15h59

Revista Móin-Móin da Udesc Ceart lança edição sobre teatro de animação africano e afrodiaspórico

 
 
A Móin-Móin, periódico de Teatro de Formas Animadas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), publicou na terça-feira, 7 de novembro, sua mais nova edição com o tema "Teatro de Animação Africano e Afrodiaspórico".

Ao abordar a temática, a publicação científica convidou pesquisadores e artistas para que pudessem escrever e compartilhar estudos e reflexões a respeito das influências, numa perspectiva mundial, sobre os conjuntos de valores, crenças e maneiras de agir passadas pela Cultura Africana.

Sobre a edição
Na África existem cerca de 490 etnias diferentes, o que produz um panorama variado entre arte tradicional, popular, contemporânea ou acadêmica. Exemplo disso são as máscaras utilizadas em rituais, festividades e cerimônias, apreciadas em museus metropolitanos e que influenciaram a obra de diversos artistas ocidentais, num complexo movimento que passa pela inspiração, pelo saque dos patrimônios culturais e apropriação.

No Teatro de Bonecos desse continente, existe também uma variedade de formas, seja numa dimensão comunitária, itinerante ou profissionalizada em festivais e eventos, que perpassa tanto o tradicional quanto o inovador. A influência das culturas presentes no continente africano é imensa e diversa por todo o mundo, em especial no Brasil, por constituir uma matriz cultural. É de cohecimento comum que os regimes coloniais no Brasil foram os responsáveis pelo fluxo da imigração forçada pelo contexto de escravidão que se instaurou a partir do século XVI e que, pela via da cultura, protagonizaram séculos de resistências que ressoam até o presente.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h