Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/06/2022-15h39

Revista sobre estudos de teatro de animação da Udesc recebe submissões até 10 de julho

 
Estão prorrogadas até o dia 10 de julho as submissões para o dossiê com a temática “O Riso e o Grotesco no Teatro de Animação” da revista Móin Móin. O periódico trata de estudos sobre Teatro de Formas Animadas. A publicação está vinculada ao  Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). 

A revista propõe a reflexão sobre: “Quais as potências, a dimensão política e contraventora e a simbologia do riso e do grotesco em diálogo com o Teatro de Animação (máscaras, bonecos, sombras e outras modalidades) em uma sociedade? Personagens e obras icônicas, suas histórias, características, representatividade e como repercutem em diferentes culturas e épocas. Como o risível se transforma perante as reivindicações e as lutas sociais no século 21 e quais os impactos na produção de espetáculos e na recepção do público?”. 

Os trabalhos a serem submetidos para a temática de preservação de acervo devem abordar e refletir questões como: “O que é necessário conservar/preservar? Como ocorrem a preservação e a conservação/restauração (processos e técnicas)? Como isso afeta as companhias teatrais, os artistas, os museus, as coleções e a sociedade? Quais coleções e museus se dedicam ao Teatro de Animação? Quais seus desafios e seus projetos? Como artistas e companhias teatrais têm gerido seu acervo?”.  

A Móin-Móin é semestral e as publicações acontecem em julho e dezembro, sendo dois dossiês anuais. Para dezembro a temática é “Preservação e conservação de acervos no Teatro de Animação” e suas submissões podem ser feitas até 31 de outubro. São aceitos artigos, relatos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções inéditas. 

Para mais informações e submeter trabalhos, acesse o site da Revista Móin Móin

Sobre a revista  

A Revista Móin-Móin é uma publicação que iniciou em 2005 como uma ação conjunta do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Udesc, dentro do programa de extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense e da Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul (Scar). 

O nome “Móin-Móin” é uma homenagem à marionetista Margarethe Schlünzen, falecida em 1978. Durante as décadas de 1950 e 1960, ela trabalhou com crianças em  apresentações na cidade de Jaraguá do Sul. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart  
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br  
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350   
 

 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h