Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/11/2017-17h58

Série de filmes sobre desenho será lançada nesta terça na Udesc, abrindo exposição sobre o tema

Com o objetivo de fomentar o debate sobre o ensino do desenho na formação em design no Brasil, será lançada nesta terça-feira, 7, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a série de filmes “Desenho conectando conhecimentos”. O lançamento ocorre às 19h30 no auditório da Udesc Ceart, inaugurando uma exposição do curso de Design Gráfico sobre práticas em Desenho.

Exposição “Práticas em Desenho”

Aberta ao público de 7 a 20 de novembro, a exposição “Práticas em Desenho” será realizada no hall do Bloco Amarelo da Udesc Ceart, incluindo trabalhos dos alunos das disciplinas de Laboratório de Desenho I, II e III em Design Gráfico da Udesc.

“Os trabalhos questionam e exploram diferentes usos e funções do desenho, não apenas como um fim, num produto final, mas como um importante meio de reflexão no processo dialético criativo, auxiliando na pesquisa, experimentação e elaboração de soluções para problemas em ações coletivas e individuais”, afirma Anelise Zimmermann, professora das disciplinas.

Série “Desenho conectando conhecimentos”

Produzida pela professora Anelise Zimmermann, docente no curso de Design da Udesc, a série conta com sete episódios e compartilha experiências de designers, artistas, professores, pesquisadores e educadores do Reino Unido, a partir de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo a escola, a formação superior, a pesquisa e a prática profissional.


Os filmes são resultado dos estudos de doutorado da professora, realizado no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entre 2012 e 2016, com período de estudos na University of the Arts London (UAL), no Reino Unido, entre 2014 e 2015, pelo programa Ciências sem Fronteiras.

“Decidi fazer esses filmes como uma forma de compartilhar as experiências que tive no Reino Unido em meu período de doutorado sanduíche. Tive a oportunidade conhecer diversos pesquisadores, educadores, artistas, designers e praticantes do desenho que, assim como eu, acreditam que existe muito a ser explorado em desenho e pelo desenho, de uma forma interdisciplinar, afinal, o desenho surge muito antes da divisão do conhecimento em disciplinas”, conta Anelise.

Cada episódio tem duração aproximada de 20 a 30 minutos e estarão disponíveis online no site do projeto a partir de quarta-feira, 8. Os filmes, produzidos e gravados pela professora Anelise, contaram com a supervisão do professor Stephen Farthing, orientador na UAL, e foram editados pelo designer e egresso da Udesc Ceart, Rodrigo Kormann.

“Assim como tantos outros pesquisadores que participaram do Programa Ciências sem Fronteiras, assumi o compromisso de retribuir, de alguma forma, por essa oportunidade e espero assim contribuir com as pesquisas de outros profissionais da área e interessados no assunto no Brasil”, complementa a designer.

Trailer Episódio 1 - Desenho conectando conhecimentos


Episódios:

1. A pesquisa em desenho: Professor Stephen Farthing
2. O desenho em uma abordagem interdisciplinar: Kelly Chorpening, Miraj Ahmed e Tony Thatcher
3. O ensino e a pesquisa em desenho: Simon Betts
4. O ensino e a prática em desenho: Sarah Pickstone, Paul Copal-Chowdhury e Oliver Sullivan
5. Educação em desenho: Eileen Adams
6. O desenho no Design de Informação: Tim Fendley
7. O desenho no processo projetual: Ben Baker e Mabel Lazzarin

Mais informações no site www.pesquisaemdesenho.com ou pelo e-mail anelise.zimmermann@gmail.com.

Serviço:

O QUE: Lançamento da série de filmes “Desenho conectando Conhecimentos”
+ exposição “Práticas em Desenho”.
QUANDO: 7 de novembro, às 19h30, com exibição de filmes e abertura da exposição.
Período de visitação: De 7 a 20 de novembro.
ONDE: Auditório profa. Dra. Maria Cristina Alves dos Santos Pessi e Hall do Bloco Amarelo da Udesc Ceart.
QUANTO: Evento gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h