Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/03/2019-16h46

Udesc abre inscrições para oficina gratuita de teatro para a comunidade

 
O projeto A (I)Realidade que Dorme, desenvolvido na  Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza oficina gratuita para a comunidade no Centro de Artes (Ceart). Integrando o programa de extensão “Pedagogia do Teatro e Processos de Criação”, coordenado pelo professor Vicente Concilio, do Departamento de Artes Cênicas (DAC), a atividade começa suas ações no dia 8 de abril.

A oficina será ministrada pela estudante de teatro Bruna Ferracioli, que concede 15 vagas para os inscritos através do formulário online, aberto até 29 de março. As atividades se encerram no dia 10 de junho, sendo realizadas todas as segundas-feiras, das 19h às 21h. 

A ação, que foi idealizada pela graduanda Bruna e pelo coordenador do programa, consiste em oficinas de teatro que partirão do conceito de fantasia dos sonhos, constituindo um estudo teatral, filosófico e estético. A ideia é trabalhar diferentes visões e composições artísticas coletivas para desenvolver uma cena teatral que será apresentada no final do projeto.

No momento da seleção dos inscritos será priorizado a participação de pessoas  externas ao âmbito acadêmico, pois um dos objetivos do programa é integrar a universidade e a comunidade. Terão prioridades pessoas que tiverem pouco ou nenhum contato com a linguagem teatral, para assim ampliar a participação de todos nos processos artísticos. Outro critério de avaliação será a disponibilidade para comparecer em todas as aulas. A seleção dos inscritos será divulgada no dia 3 de abril, por e-mail.

Sobre a atividade


O conteúdo temático aborda exercícios de iniciação teatral combinados à imersão na temática onírica que permeiam o processo de composição artística e coletiva. Através de um olhar atencioso para o espaço, a iluminação, as sonoridades e as histórias sonhadas, pretende a experimentação desses elementos.

Para a composição de um cenário e local amplamente sensíveis à proposta de fantasia e sonho, a oficina também contará com pesquisadores e estudantes de diferentes cursos da Udesc Ceart. Farão parte a iluminadora de palco Marina Argenta, que acompanhará o processo e fará parte do grupo mediante sua pesquisa de iluminação cênica. A artista visual Karol Duarte também estará presente para registrar momentos da oficina e o músico e produtor musical Arthur Boscato, finaliza o trio de pesquisadores que integram a oficina.

Ao final da atividade será entregue um certificado de 20 horas aos participantes que estiveram presentes.

Sobre a ministrante


Bruna Ferracioli é graduanda no curso Licenciatura em Teatro, do Departamento de Artes Cênicas da Udesc e bolsista pelo programa de extensão "Pedagogia do teatro e Processos de Criação", coordenado pelo professor Vicente Concilio. Atua como diretora e atriz nos espetáculos "Avenca" e "Em Teste" e participa do elenco da montagem "Coro dos Maus Alunos".

Foi uma das idealizadoras dos projetos pedagógicos "O Sonho de Fugir com o Circo" e "Circo que foge com o Sonho" e também já integrou o elenco das peças teatrais "Registros de Um Dia de Estilhaços" (2017) e "Amor em Babel" (2018).

Serviço:


O QUÊ: Oficina teatral “A (I)Realidade que Dorme”.
QUANDO: De 8 de abril a 10 de junho, semanalmente às segundas-feiras, das 19h às 21h.
ONDE: Sala Laboratório 1, do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart. Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito, mediante inscrição até 29/03 pelo formulário online.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h