Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/11/2021-14h03

Udesc Ceart e Reitoria se reúnem para tratar do novo prédio do curso de Design

Reunião aconteceu na Reitoria da Udesc. Foto: Cleusa Silveira/Gabinete do reitor.
Na última semana de outubro, uma equipe do Centro de Artes (Ceart), formada por diretores e professores esteve reunida com o reitor e pró-reitores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Dilmar Baretta e membros da sua equipe para tratar do avanço da contratação de projetos do novo prédio do curso de Design.

Estiveram presentes na reunião a diretora-geral da Udesc Ceart, Daiane Dordete, o diretor de administração, Gustavo Pinto de Araújo, a chefe do Departamento de Design (DDE), professora Anelise Zimmermman, além dos professores Célio Teodorico e Gabriela Mager. Da reitoria, junto ao reitor Dilmar Baretta, estavam a pró-reitora de administração, Marilha dos Santos, e o pró-reitor de planejamento Alex Fabrin.

O reitor da Udesc compreendeu a necessidade apresentada pelo centro em mudar o local da Oficina Metalmecânica. Atualmente, a instalação atual é de madeira, e deverá ser demolida. Com o terreno limpo, a previsão é do início do serviço de sondagem, do qual dependem os projetos estruturais e demais componentes para a futura obra. Foram avaliados diversos cenários e possibilidades para o novo espaço da oficina e as equipes indicaram a montagem de uma estrutura em módulos, ao estilo de containers habitáveis.

“A reunião foi muito boa, foram dados alguns encaminhamentos. Principalmente sobre os status das obras do Ceart, em termos de projetos, verificado a importância em termos os projetos prontos e finalizados, e também as possibilidades de resolver esses problemas, que envolvem principalmente a locação dos equipamentos, por meio de aquisição dos containers”, aponta o reitor Dilmar Baretta.

De acordo com o diretor de administração da Udesc Ceart, Gustavo Pinto de Araújo, desde o fim de 2017 a direção do Ceart vem trabalhando para a viabilização do prédio do Design. Dos levantamentos, Araújo destaca que foi feito o resgate e retomada do processo, que estava na Udesc Laguna, fisicamente, no qual contém o Caderno de Especificações Técnicas e plantas elaborados na gestão de centro no período anterior a 2017.

Ainda segundo ele, entre as atenções dadas ao prédio foi a priorização do projeto no âmbito do Centro em reunião do Núcleo de Proposições Participativas (NPP) ; a obtenção do aval do vice-reitor da gestão anterior para prosseguir com os trabalhos; a obtenção da viabilidade da obra junto a prefeitura de Florianópolis; reuniões realizadas com o DDE para ajustes de layout, concepção e posição do prédio; reuniões de definição junto ao escritório modelo de arquitetura da Udesc Laguna, responsáveis pela elaboração do ante projeto arquitetônico; até chegar à inclusão do processo na Coordenadoria de Engenharia Projetos e Obras (CEPO) da Udesc. “Nesta éspoca o projeto chegou a estar pronto para a licitação dos demais complementares, não fosse a questão da sondagem do terreno e da oficina metalmecânica. A CEPO conduziu a orçamentação, formulação de termo de referência, cronograma, entre outros trâmites necessários para a licitação dos projetos que são compostos por: arquitetônico, hidro-sanitário, preventivo de incêndio e descargas atmosféricas, elétrico, cabeamento estruturado, estrutural, fundações e climatização”, explica o diretor.

“Estamos dedicadas a este projeto para finalmente viabilizar as obras do prédio do Design, tão necessárias para o desenvolvimento do Centro de Artes”,  afirma Daiane Dordete, diretora-geral que frisa que a obra é essencial para que o Ceart siga crescendo, não só fisicamente, mas ao lado de todas as áreas: ensino, pesquisa e extensão, que dão resultados de excelência à Udesc.

Na galeria de imagens: 1) Equipes da Udesc Ceart e membros da Reitoria da Udesc (; 2) Professores do Ceart ao lado do reitor Dilmar Baretta (Foto Marilha dos Santos); 3) imagem da concepção arquitetônica do prédio do Design.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 




galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h