Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/03/2023-18h48

Udesc Ceart promove oficina de criação de espetáculo sobre acessibilidade e inclusão

Estão abertas as inscrições para compor o processo de criação de um espetáculo de dança-teatro sobre acessibilidade e inclusão, a ser encenado pela comunidade acadêmica do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A iniciativa, promovida pelo Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE), é voltada sobretudo a pessoas com deficiência que estudam na Udesc Ceart, além de egressos e demais interessados da comunidade acadêmica.

O projeto “Anuências: quebrando barreiras com Arte” traz a proposta da construção de um espetáculo que expresse a inclusão em seus desdobramentos práticos, que contemple os saberes e habilidades das pessoas com deficiência. Além de envolver a dança-teatro, a proposta também se ramifica de acordo com a expressão artística de cada integrante do projeto que deseje criar coletivamente.

O projeto inicia no dia 30 de março, às 9h, no Espaço 1 do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart. Serão realizados encontros semanais de 3h ao longo do semestre, sempre às quintas-feiras, das 9h às 12h, no mesmo local. O processo inicia com uma oficina de quatro encontros ministrada pela pedagoga e coreógrafa Ana Luiza Ciscato, diretora artística da Cia. Lápis de Seda e referência em arte acessível na cidade de Florianópolis. Posteriormente, inicia-se o processo de montagem do espetáculo sob direção de Ana Luiza Ciscato e da professora Zilá Muniz, docente no curso de Teatro da Udesc.

As inscrições para o projeto podem ser realizadas pelo formulário online. Abrindo todo esse processo de criação, a companhia Lápis de Seda é convidada para apresentar o espetáculo de dança-teatro “Desapego”, no dia 30 de março, às 12h, no Teatro de Arena da Udesc Ceart. A apresentação é gratuita e aberta ao público geral, sem necessidade de inscrição prévia.

As atividades integram também a programação da Semana Acalourada da Udesc Ceart, que ocorre de 27 a 31 de março.

Mais informações pelo e-mail projetoanuencias@gmail.com

Serviço:

O quê: Projeto Anuências: quebrando barreiras com arte;
Quando: Início em 30 de março. Todas as quintas, das 9h às 12h;
Onde: Espaço 1 do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Udesc Ceart – Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
Inscrições: Pelo formulário online.
Público prioritário: Estudantes PcD da Udesc Ceart, mas também será aberto à demais estudantes e egressos interessados.

O quê: Espetáculo de dança-teatro “Desapego”, da Cia. Lápis de Seda;
Quando: 30 de março, às 12h;
Onde: Teatro de Arena da Udesc Ceart - Av. Madre Benvenuta , 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC;
Quanto: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h