Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/04/2022-14h42

Udesc Ceart conta com Núcleo de Acessibilidade Estudantil

Setor é responsável por promover ações voltadas à inclusão social e a permanência dos estudantes PcDs no ambiente acadêmico

A técnica universitária Arivane Chiarelotto coordena o NAE. Foto: Heloíse Guesser/Núcleo de Comunicação Udesc Ceart.
Para quem não sabe, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) conta com Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE). O NAE é o setor responsável para realizar o acompanhamento educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) e com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), no ambiente acadêmico. Entende-se por PAEE as pessoas com deficiência (PcD), transtornmos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação.

No Ceart o núcleo está localizado na Direção de Ensino de Graduação (DEG) e é coordenado pela técnica universitária Arivane Chiarelotto. Vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o NAE tem caráter pedagógico, e o objetivo é desenvolver ações que promovam a acessibilidade e a permanência dos estudantes e promover as adaptações curriculares, em parceria com os docentes dos departamentos. "O NAE é um dos setores responsáveis pela garantia da inclusão, integração e expressão das potências de estudantes no ambiente acadêmico", reforça a coordenadora.  

Para ser atendido pelo NAE o aluno deve ter um laudo médico (CRM) com CID e se dirigir a Secretaria Acadêmica para fazer a abertura do processo no SGPe, que é o sistema de gestão eletrônico utilizado na Udesc, depois disso, o NAE fará contato para agendar uma entrevista com o acadêmico. Deflagrado o processo, serão providenciadas conversas com as chefias de departamentos, com o professor representante do departamento no Comitê do NAE, o qual o aluno está vinculado, e demais professores.

A partir da procura feita pelo estudante, o núcleo desenvolve ações junto ao corpo docente e a equipe de servidores com orientações sobre procedimentos de atendimento a alunos, como os que possuem baixa-visão, disléxicos, autistas, baixa audição, e outros.


“Acessibilidade não diz respeito apenas a barreiras físicas como rampas e piso tátil, ela está presente em todas as atitudes que visam diminuir ou eliminar dificuldades que estejam impedindo estudantes de exercerem suas atividades acadêmicas plenamente", explica Arivane, que além de coordenar o NAE desenvolve o programa de extensão Ceart Colaborativo (clique em cima), que realiza ações voltadas para a afirmação de PcD na sociedade.

Sobre PcD

De acordo com a coordenadora do NAE, a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência define que: “Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas, mas reforçamos que esses impedimentos são por parte da sociedade que é desigual, e não da pessoa”, explica.

De acordo com o Decreto Federal, nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, a acessibilidade é um direito que visa possibilitar às pessoas com deficiência, viver de forma independente e participar plenamente de todos os aspectos da vida. O conceito está descrito na legislação brasileira como a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida.

“Promover a acessibilidade na universidade é oferecer às pessoas com deficiência e/ou com necessidades educacionais específicas, condições em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, para a utilização e locomoção dos espaços, nos diferentes Campi da Udesc”, finaliza Arivane Chiarelotto.

Mais informações podem ser obtidas no site do NAE Setorial, pelo telefone (48)3664 8013, pelo e-mail nae.ceart@udesc.br ou presencialmente na sala da Direção de Ensino de Graduação (Bloco branco), de segunda a quinta-feira, das 13h às 18h, e às sextas-feiras, das 8h às 12h.

Confira a resolução do Consuni nº 050/2018, que estabelece o NAE na UDESC, clicando aqui.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: (48) 3664-8350 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h