Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/11/2021-19h51

Udesc Ceart realiza roda de conversa sobre Teatro Negro nesta quarta

Evento é promovido pelo Centro Acadêmico de Teatro Augusto Boal com apoio do DCE Udesc e Frejuna

 
O Centro Acadêmico do curso de Teatro Augusto Boal (Caab), do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promove nesta quarta-feira, 24, às 18h, uma roda de conversa sobre a “História e luta do teatro negro no Brasil”. A atividade conta com a parceria e o apoio do Diretório Central de Estudantes Antonieta de Barros (DCE) e da Frente da Juventude Negra Anticapitalista (Frejuna).

A roda é aberta ao público e busca fazer um apanhado histórico, de partes da história brasileira e da resistência preta que geralmente não é posta em foco obrigatoriamente no currículo acadêmico. A Carolina Hipólito, gestora do Caab, conta que o objetivo da atividade é “ter uma discussão e perspectiva antirracista e conhecer o histórico e a luta do povo negro dentro da área do ensino das artes. Porque é essencial para formação de um profissional que não seja alheio às opressões na nossa sociedade”.

A professora doutora Julianna Rosa de Souza, convidada especial e especialista na área, conta que a expectativa é que a conversa possa brilhar os olhos de futuros pesquisadores para que possam expandir as problemáticas do tema, e completa, dizendo que “por estar alinhada com o movimento negro catarinense, atuando no Núcleo de Estudos Negros (NEN) e na articulação com a Frejuna, recebi o convite com  muita alegria, por saber dos desafios estruturais que enfrentamos na universidade!”.

Para entender mais da temática, acesse o artigo “As estruturas do racismo no campo teatral: contribuições para pensar a branquitude e a naturalização do perfil branco na construção de personagens”, escrito poe Julianna.

Mais informações no Instagram do CAAB e inscreva-se pelo link.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicação.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h