Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/11/2021-17h23

Professor da Udesc participa de encontro internacional sobre teatro nas prisões

Vicente Concílio da Udesc Ceart participa do evento que é promovido por universidade do Equador

A partir desta quarta-feira (17), o professor Vicente Concilio, do Departamento de Artes Cênicas (DAC) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participa do 1° Encontro Intercultural Teatro e Prisão: possibilidades na liberdade artística, na cidade de Loja, no Equador. O evento é promovido pela Universidade Técnica Particular de Loja (UTPL), e faz parte do Festival Internacional de Artes Vivas (Fiav)

O professor Vicente é pesquisador de teatro nas prisões, e coordena o projeto de extensão Pedagogia do Teatro e Processos de Criação, além do grupo de pesquisa Práticas de Infiltrações das Artes Cênicas em espaços de vigilância. A convite de Carla Marcelino, professora da UTPL com pesquisas na mesma área, o professor Vicente ministra um webnário virtual e uma oficina presencial em Loja. “A gente busca mostrar que existem possibilidades educacionais para transformar a realidade das pessoas que estão privadas de liberdade”, diz Vicente, que completa: “a arte, o trabalho, o esporte são meios de fazer com que as pessoas voltem a se conectar com uma parte delas que às vezes é tirada com o aprisionamento”.

Com o tema “O teatro e a crise mundial do encarceramento”, o webnário acontece pelo Instagram, através dos perfis @utplloja, @artesescenicasfeutpl e @festivaldeloja, em 17 de novembro, às 9h no Equador, 11h no horário de Brasília. Também estão presentes as professoras Carla Marcelino, Annie Martins, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), e Ashley Lucas, da Universidade de Michigan (Estados Unidos). Já as oficinas acontecem na UTPL entre os dias 18 e 21 de novembro.

Além de participar do encontro, o professor Vicente foi ao Equador para renovar um convênio entre a Udesc e a UTPL. Com o curso de Artes Cênicas recém criado, a universidade equatoriana tem interesse em possibilitar intercâmbios de alunos e professores, “porque ela reconhece que o curso de Artes Cênicas do Ceart é uma referência muito importante tanto na formação do artista quanto dos docentes de Teatro no Brasil”, afirma Vicente. 

Acompanhe o professor Vicente no Instagram @viconcilio

Saiba mais do 1° Encontro Intercultural Teatro e Prisão neste site, e acompanhe a programação completa do Fiav no Instagram @festivaldeloja.     

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br 
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h