Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/09/2019-18h33

Udesc lança documentário sobre Teatro de Animação

O que é Teatro de Animação? Como os atores interagem com os bonecos, ao ponto de estes parecerem ter vida própria em cena? Qual a origem do teatro Lambe-Lambe? Estas são algumas das questões abordadas na nova produção da Hallceart Audiovisual, que em sua quarta edição traz o tema do Teatro de Animação.

Com duração aproximada de oito minutos, o documentário foi produzido por Nícolas Haverroth e Rafael Prudencio Moreira, do Núcleo de Comunicação (Ceart) do Centro de Artes (Ceart), trazendo entrevistas com diversos profissionais da área: Carolina Garcia, atriz marionetista; Patricia Gomis, atriz da companhia senegalesa Djarama; Chico Simões, ator mamulengueiro; Alexandre Fávero, sombrista da Cia Lumbra; Carlos Canarim, ator Cia Laica; Juliando de Souza, marionetista Lambe-Lambe; e Paulo Balardim, professor da Udesc.

Teatro de Animação na Udesc

A Universidade oferece três disciplinas da área de Animação no curso de Licenciatura em Teatro: Teatro de Máscaras, Teatro de Bonecos e Teatro de Sombras. “A Udesc é uma das raras universidades no Brasil que oferece uma carga horária tão vasta assim dentro das linguagens da animação”, afirma o professor Paulo Balardim.

Devido ao desenvolvimento desta área na Udesc, a Universidade sediou em maio de 2019 o 3º Encontro Internacional sobre Formação no Teatro de Animação (Pro-Vocação), importante evento mundial, reunindo em torno de 250 estudiosos de 18 instituições de ensino brasileiras e 17 internacionais.

A Udesc Ceart também desenvolve o programa de extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense, com três ações: a primeira delas foi a realização do 3º Pro-Vocação; a segunda ação refere-se a um grupo de estudos em Teatro de Animação; e a terceira diz respeito à Revista Móin-Móin, periódico especializado da área.



Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h