Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/08/2018-16h06

Udesc promove curso de produção textual para comunidade acadêmica

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove neste semestre um curso de produção textual para a comunidade acadêmica, com encontros semanais entre 6 de setembro e 8 de novembro.

O objetivo principal da iniciativa é oportunizar aos alunos que prestarão a prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), demais alunos de graduação e pós-graduação e público acadêmico em geral, ferramentas para reconhecer elementos de escrita acadêmica, de modo a favorecer sua produção textual de forma coerente e concisa.

As aulas serão realizadas na sala Básica 6 da Udesc Ceart às quintas-feiras, das 16h às 19h, totalizando 30h de curso, com emissão de certificado. Os encontros serão ministrados por Cyntia de Oliveira e Silva, professora na área de Língua Portuguesa há 30 anos e contarão com uso de slides, vídeos e material de apoio impresso.

Programação

 

  1. Consciência textual: desmistificando a escrita;
  2. Técnicas de criatividade;
  3. Gêneros textuais acadêmicos e redação para o Enade;
  4. Parágrafo, coerência e coesão;
  5. Tópicos de gramática aplicados à redação e prática de escrita;
  6. Revisão e encerramento do curso e simulado.

Inscrições

 

Serão oferecidas 30 vagas e as inscrições podem ser realizadas até 2 de setembro pelo formulário online. O primeiro critério de seleção será para alunos que realizarão o Enade neste ano, dos cursos de Design Gráfico e Design Industrial. Depois, as vagas remanescentes serão preenchidas por alunos de graduação e pós-graduação, por ordem de inscrição; e na sequência por demais integrantes da comunidade acadêmica , também por ordem de inscrição.

A divulgação dos selecionados será realizada pelo site da Udesc Ceart e por e-mail aos inscritos. O curso é organizado pela Direção de Ensino e faz parte do projeto "Formação Educacional e Humana: múltiplos olhares em Arte, Design e Moda", com recursos do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg) da Udesc.

Sobre a ministrante

 

Cyntia de Oliveira e Silva conta 30 anos de magistério na área de Língua Portuguesa e realiza cursos de produção textual há nove anos. Atua no aprimoramento da escrita profissional, acadêmica e literária. É graduada em Letras pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Administração Judiciária pela Fundação Getúlio Vargas (DF), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como Analista Judiciário no Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, há 24 anos, na área de formação de servidores e juízes, com projeto e execução de atividades de ensino presencial e a distância.

Mais informações com a Direção de Ensino de Graduação pelos telefones (48)3664-8303, (48)3664-8313 ou pelo email deg.ceart@udesc.br.

Serviço:

 

O QUÊ: Curso de Produção Textual para comunidade acadêmica da Udesc Ceart.
QUANDO: Quintas-feiras, das 16h às 19h, de 6 de setembro e 8 de novembro.
ONDE: Sala Básica 06 do Centro de Artes da Udesc.
INSCRIÇÕES: Até 2 de setembro pelo formulário online. 30 vagas disponíveis.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h