Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/11/2019-19h50

Udesc promove exposição de instalação da artista Jussara Marangoni

Foto: Divulgação

O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) inaugura nesta terça, 5, às 17h, a exposição “Das ruínas em construção”, da artista Jussara Marangoni. A obra, uma instalação, pode ser visitada até 5 de janeiro no espaço expositivo Dora Dutra Bay, localizado no Hall da Reitoria da Udesc, em Florianópolis.

A obra pertence à pesquisa desenvolvida desde 2018 pela artista, com a aproximação de linguagens visuais que se entrelaçam em um projeto instalativo. Elementos da natureza criam vida própria na narrativa visual e, através do entrelaçamento de galhos e raízes, surge um movimento de extensão que se apropria de distintos campos visuais. Galhos e troncos de árvores percorrem o espaço expositivo fazendo conexão entre os vários elementos da instalação.

“Das ruínas em construção reúne tanto a resistência da natureza, quanto seus modos de sobrevivência que se entrelaçam com aquele da arte enquanto forma política de estabelecer conexão com o mundo atual”, afirma a artista.

Natural de São Paulo, Jussara Marangoni é uma das artistas selecionadas no edital de ocupação do Espaço Expositivo Dora Dutra Bay, realizando a primeira exposição dos contemplados pelo edital. Atualmente trabalhando em Araçatuba, a artista é graduada em Artes Visuais na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e concluiu mestrado em Design pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

É professora de artes desde 1982, tendo colaborado com universidades como Mackenzie, FAAP, Santa Marcelina, Belas Artes, PUC-SP e Unitoledo, além de oficinas no Sesc. Foi assistente do artista Nelson Leirner por treze anos, antes de transferir-se para o interior do Estado de São Paulo.

Sobre a exposição

"Das ruínas em construção" foi elaborada em diálogo com o trecho do romance Canto da planície, do escritor norte-americano Kent Haruf, na ocasião em que ele descreve a vida de pessoas simples mas solitárias. O interesse pelas passagens inertes de cenas sem definição, de época, mas estranhas e ao mesmo tempo familiares, foram centrais para o desenvolvimento do projeto de instalação, que aproxima matrizes de memórias espaciais de grupos de diferentes origens, que teriam deixado para trás vasos, pratos, mobiliários e pertences de uma vida. A reocupação da área por elementos vegetais e sistemas de organismos vivos criam uma nova história através da dominação dos espaços.

A obra atravessa um lugar abandonado que pode tornar-se outro através de ações do tempo e, sobretudo, da natureza. Natureza essa que como uma semente viva se reinstala em seu local de origem, construindo novas narrativas, novas histórias ao ambiente abandonado. O esquecimento passa a ser a possibilidade de transformação para uma nova realidade, ou seja, esquecimento como lembrança seletiva.

Serviço:

O QUE: Exposição "Das ruínas em construção", de Jussara Marangoni.
QUANDO: 5 de novembro de 2019 a 5 de janeiro de 2020. Abertura em 5 de novembro, às 17h.
ONDE: Espaço expositivo Dora Dutra Bay, hall da reitoria da Udesc - Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h